Curso de Letras da Uneb em Teixeira de Freitas completa 25 anos

627

O curso superior no Extremo Sul da Bahia se inicia em Teixeira de Freitas em 1981, através da Superintendência do Ensino Superior da Bahia (Seseb) e do Centro de Educação Técnica da Bahia (Ceteba), quando ainda era um povoado. Em 1983 é criada a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que passou a integrar a sua estrutura as faculdades de Salvador, Juazeiro, Caitité, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas. Em 1983 e 1985 duas turmas de Letras Licenciatura Curta foram formadas como núcleo de Alagoinhas, que retornaram para fazer a complementação em 1991, bem como a primeira turma de 1990, Licenciatura Plena em Letras. A partir de 1999 passamos a oferecer Letras com dupla habilitação, Português/Inglês, que foi desmembrado em 2004 com a Reformulação Curricular, mas, ofertado somente Inglês em 2007, no Campus X.

Em 1990, o campus era denominado Centro de Ensino Superior de Teixeira de Freitas, após 1997, Departamento de Educação Campus X. O Extremo Sul, norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais têm recebido os nossos egressos, principalmente nas escolas públicas e particulares, como também em outras áreas de atuação. Durante esse período, tivemos duas turmas de Letras provenientes dos Programas Especiais Pronera e Parfor. Ainda foram ofertadas três especializações: uma em Linguística e duas em Literatura Brasileira. Estamos com dois projetos de curso de pós-graduação lato sensu em Linguística e Literatura aguardando aprovação do Conselho Superior (Consu), os quais serão oferecidas gratuitamente. Hoje, temos no Colegiado 25 professores: 06 doutores, 01 pós-doutor, 09 doutorandos, 04 mestres, 01 mestrando e 04 especialistas. Destes, 18 são da área específica língua e literatura; 06 que atuam no eixo interdisciplinar e prática pedagógica. É importante destacar que 12 desses professores são egressos.

Diante desse quadro, é nosso objetivo oferecer, também, o curso stricto sensu tanto acadêmico quanto profissional. Outro aspecto a considerar são os projetos desenvolvidos com discentes de Iniciação Científica, os projetos de pesquisa concernentes aos estudos realizados pelos docentes, bem como os de extensão que objetivam contemplar a comunidade acadêmica e externa.

Além desses, temos o Pibid, cuja finalidade é incentivar os alunos para a Iniciação à Docência e às monitorias de ensino. Vale ressaltar que o nosso curso sempre alcançou bons conceitos no Enade e está entre aqueles que têm uma tradição em qualidade. Este ano, estamos dando continuidade ao III Colóquio de Literatura Baiana, II Festival de Literatura e Cultura e ao II Seminário de Linguística – como resultado deste último, temos a publicação de um livro. Temos um grupo de estudos linguísticos que também está articulando a publicação de mais um livro.

Neste ano, chegamos à maioridade e estamos comemorando as “Bodas de Prata”, os 25 anos de muitas lutas e conquistas. A nossa eterna gratidão a todos os professores que contribuíram durante esses anos, aos diretores e corpo administrativo, aos egressos e discentes, a toda comunidade teixeirense e da nossa região. (Texto Josinéa Amparo)