Iniciativa baiana de economia circular ganha destaque em evento internacional no Japão

5

Startup SOLOS apresentou o RODA, que já arrecadou mais de 100 toneladas de materiais recicláveis em apenas um ano de atuação

Saville Alves no Insights Comportamentais para uma Melhor Gestão de Resíduos.

A experiência de Salvador em soluções inovadoras para a reciclagem foi apresentada em um evento internacional. Saville Alves, fundadora da SOLOS, startup especializada em economia circular, foi convidada a representar o país no Workshop do projeto “Insights Comportamentais para uma Melhor Gestão de Resíduos”, que aconteceu de 14 a 16 de setembro de 2026, em Osaka, no Japão.

Durante o encontro, Saville apresentou, em parceria com a Global Resilient Cities Network, o RODA | A reciclagem na sua porta, iniciativa da SOLOS desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Salvador, SECIS, Limpurb e Urban Ocean, com participação da Cooperativa de Reciclagem União (CRUN). Atuando no Centro Histórico de Salvador, com reciclagem porta a porta, agendamento online e realizado com veículo elétrico, o projeto já arrecadou mais de 100 toneladas de materiais recicláveis em seu primeiro ano, aproximando estabelecimentos, cooperativas e poder público e fortalecendo a cadeia da reciclagem na cidade.

Organizado pela Global Environment Centre Foundation (GEC), em parceria com as Nações Unidas, Prefeitura de Osaka e Osaka Metropolitan University, e financiado pela Lloyd’s Register Foundation, o encontro reúne especialistas para discutir como fatores comportamentais, sociais e contextuais podem contribuir para políticas públicas mais eficientes na gestão de resíduos.

“Levar o RODA para um espaço internacional como esse foi uma oportunidade de mostrar que soluções construídas a partir da realidade das cidades brasileiras podem gerar aprendizados para outros territórios. Salvador tem experiências importantes em economia circular e queremos contribuir para esse debate global sobre comportamento, reciclagem e gestão de resíduos”, afirma Saville Alves.

A participação no evento em Osaka amplia uma trajetória que já vem ganhando reconhecimento dentro e fora do Brasil. O RODA foi apresentado na COP30, durante o painel “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: experiências locais e cooperação internacional”, e também foi selecionado pelo programa Rise Urban Challenge entre 15 iniciativas de diferentes países, sendo a única representante do Brasil. As conquistas reforçam o potencial de soluções desenvolvidas a partir dos desafios locais para gerar impactos e aprendizados em escala global.

Sobre a SOLOS: A SOLOS é uma startup de impacto que atua junto a territórios e marcas para apoiá-los na superação dos desafios relacionados à economia circular. Por meio de sistemas inteligentes, conteúdos e experiência e reciclagem em grande eventos, a companhia promove o descarte correto de embalagens pós-consumo, melhorando a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Em nove anos, a empresa já realizou parcerias com marcas como Ambev, Braskem, iFood, Nubank e Coca-Cola e coletou mais de 2 mil toneladas de resíduos, gerando R$10 milhões em renda para os catadores. Site www.alimentesolos.com.br Instagram @alimentesolos Informações para a imprensa – Si Comunicação: Priscila Belchior: [email protected] Mariana Duarte: [email protected] Silvana Inácio: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.