CURTAS E PICANTES (22)

419

Governadores Sub Judice
Na medida em que o processo contra a chapa Dilma/Temer avançou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), processos semelhantes também avançaram nos Tribunais Regionais. Ao todo, são 13 governadores que respondem processo, sendo que, três deles foram cassados e continuam no cargo aguardando o desfecho no TSE. Luiz Pezão (PMDB – RJ), José Melo (PROS – AM) e Simão Jatene (PSDB – PA) são os nomes. Não há prazo para que sejam julgados.

Dória é aprovado
Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha realizada nos dias 6 e 7 de abril, o governo do prefeito João Dória é aprovado por 65% dos pesquisados e reprovado por 31%. Isso significa que o gestor, mesmo fazendo uma administração modelo, tem sua administração não agradando um terço da população. Ao completar cem dias, todos os governantes precisam fazer uma avaliação do governo para traçar rumos e estabelecer novas estratégias. Afinal, ninguém pode mais governar na contramão daquilo que o povo pensa e quer. E o que o povo mais deseja na atualidade é ser cuidado.

Dia do Jornalista
No dia 7 de abril foi comemorada a existência de uma das profissões mais importantes e perigosas da atualidade, jornalista. Esta data foi escolhida porque, neste dia, no ano de 1831, D. Pedro I abdicou do trono por conta de movimentos populares que surgiram após o assassinato de Giovanni Badaró, médico e jornalista que teve grande importância na luta pelo fim da monarquia portuguesa no Brasil, e que foi morto por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830. Apenas 100 anos depois da abdicação de D. Pedro I, a Associação Brasileira de Imprensa instituiu a data como Dia do Jornalista, em homenagem a Badaró.

Contrato com a Embasa
Após 20 anos de parceria, o prazo do contrato do município de Teixeira de Freitas/BA com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) terminou. É preciso saber, agora, sob quais termos será assinado o novo contrato. Existe uma previsão pessimista de que, em breve tempo, o principal manancial que abastece a cidade, o rio Alcobaça, terá secado, devido ao que se tem observado ao longo dos anos. A pergunta que não quer calar é: que medidas serão tomadas para que não venha a faltar água na cidade no período de estiagem prolongada?

Mão de ferro
Napoleão Bonaparte, o imperador francês que dominou a Europa no início do século XIX, dizia que se deve governar com a mão de ferro, porém, usando luva de veludo. No momento de crise que estamos atravessando no Brasil, muitos gestores estão usando os mesmos métodos de Napoleão, visando equilibrar as contas públicas e não perder o controle dos gastos. Napoleão se notabilizou devido ao grande número de combates vencidos, mais de 60 batalhas, e também transformou a França num país rico, construiu obras grandiosas, impressionando o povo. Uma das suas obras foi o arco do triunfo, considerado patrimônio da humanidade.