Wagner inaugura, nesta segunda (17), as usinas de Lajedão e Ibirapuã

973

A assessoria de comunicação do governador Jaques Wagner confirmou no final da tarde de quarta-feira (12) a agenda do chefe do Executivo baiano ao extremo sul.

Nesta segunda-feira(17), às 9horas, o governador Jaques Wagner participará da inauguração das Usinas de Álcool e Açúcar (Unial), em Lajedão, e uma hora mais tarde da Usina Ibirálcool, localizada no município de Ibirapuã.

Com um investimento de R$ 550 milhões para a produção anual de 224 milhões de litros de etanol e açúcar para o extremo sul da Bahia, as usinas Ibirálcool e a União Industrial Açucareira (Unial) vão gerar 3,6 mil empregos diretos nos primeiros quatro anos.

“O Estado é um mercado importador de açúcar e álcool do Nordeste e pretendemos abastecer o mercado da Bahia e partir da exportação para os países árabes, a China e a Índia, que já demonstraram interesse”, disse o governador Jaques Wagner.

A região extremo sul, que já é um polo de celulose e papel, agora passa a ostentar o posto de também polo produtor de açúcar e álcool.

A atividade da cana-de-açúcar e a implantação do polo alcooleiro vão dar nova expectativa aos produtores, podendo dobrar a renda dos mesmos. A Ibirálcool, por exemplo, quando passar a funcionar, terá a capacidade de processar um milhão de toneladas por ano, além da Unial, que deverá ter a mesma capacidade de produção em Lajedão, e da Usina Santa Maria, há 20 anos funcionando e sediada no território de Caravelas, embora estando localizada mais próxima das cidades de Teixeira de Freitas e Medeiros Neto. Por Ronildo Brito.