Volta Miúda para o Mundo: Quilombolas de Volta Miúda e Rio do Sul Aprovam Protocolo de Consulta Prévia

254

​No domingo, 26 de outubro, a Associação dos Produtores Remanescentes de Quilombolas de Volta Miúda (APRQVM), localizada em Caravelas/BA, e a Associação dos Quilombolas do Rio do Sul (AQRS), de Nova Viçosa/BA, realizaram em conjunto a Leitura, com Apresentação Visual, e a Entrega do Protocolo de Consulta Prévia das duas comunidades.​O evento teve início às 9h, com a recepção e um café da manhã para os participantes. A animação cultural, com músicas e danças, foi conduzida pelo jornalista Franedi Góes. A abertura dos trabalhos foi feita por Dona Brasília, a anciã mais idosa da comunidade.

​A coordenação ficou a cargo de Célio Leocádio (APRQVM) e Benedito Quintiliano Santos (Lomgado) (AQRS). O encontro contou com a presença de:

​Dra. Fábia Ribeiro Carvalho e Noeli Pertile da (UFBA);

Carolina Ferreira Ferraz do CRAS volante de Caravelas;

​Professora Maria da Graça (UFSB);

​Professora Maria Nalva Rodrigues Bogo (UNEB).​Após a leitura, o protocolo foi aprovado por unanimidade. O documento tem como objetivo principal a demarcação das terras dos remanescentes quilombolas das Comunidades de Volta Miúda (Caravelas) e Rio do Sul (Nova Viçosa), ambas no estado da Bahia.​Na parte da tarde, houve uma rica apresentação cultural, que incluiu:

​A dança do Bate-Barriga, sob o comando de Mestre Faustina;

​A dança da Capoeira, do Mestre Tula;

​O Samba de Viola, com a concertina de Manelão;

​O Samba de Roda, que animou os presentes até as 16h.​Mais de 200 pessoas compareceram ao evento em apoio ao Protocolo de Consulta Prévia. O encontro contou ainda com a participação do Dr. Júlio Rocha Sá (UFBA), representando o Centro dos Direitos Humanos da OAB-BA, e com o apoio institucional da UFSB e da UNEB Campus X / Teixeira de Freitas/BA. Fonte: Ascom. Fotos Carlinhos do Alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.