No domingo, 26 de outubro, a Associação dos Produtores Remanescentes de Quilombolas de Volta Miúda (APRQVM), localizada em Caravelas/BA, e a Associação dos Quilombolas do Rio do Sul (AQRS), de Nova Viçosa/BA, realizaram em conjunto a Leitura, com Apresentação Visual, e a Entrega do Protocolo de Consulta Prévia das duas comunidades.
O evento teve início às 9h, com a recepção e um café da manhã para os participantes. A animação cultural, com músicas e danças, foi conduzida pelo jornalista Franedi Góes. A abertura dos trabalhos foi feita por Dona Brasília, a anciã mais idosa da comunidade.
A coordenação ficou a cargo de Célio Leocádio (APRQVM) e Benedito Quintiliano Santos (Lomgado) (AQRS). O encontro contou com a presença de:
Dra. Fábia Ribeiro Carvalho e Noeli Pertile da (UFBA);
Carolina Ferreira Ferraz do CRAS volante de Caravelas;
Professora Maria da Graça (UFSB);
Professora Maria Nalva Rodrigues Bogo (UNEB).
Após a leitura, o protocolo foi aprovado por unanimidade. O documento tem como objetivo principal a demarcação das terras dos remanescentes quilombolas das Comunidades de Volta Miúda (Caravelas) e Rio do Sul (Nova Viçosa), ambas no estado da Bahia.
Na parte da tarde, houve uma rica apresentação cultural, que incluiu:
A dança do Bate-Barriga, sob o comando de Mestre Faustina;
A dança da Capoeira, do Mestre Tula;
O Samba de Viola, com a concertina de Manelão;
O Samba de Roda, que animou os presentes até as 16h.
Mais de 200 pessoas compareceram ao evento em apoio ao Protocolo de Consulta Prévia. O encontro contou ainda com a participação do Dr. Júlio Rocha Sá (UFBA), representando o Centro dos Direitos Humanos da OAB-BA, e com o apoio institucional da UFSB e da UNEB Campus X / Teixeira de Freitas/BA. Fonte: Ascom. Fotos Carlinhos do Alerta.


