A droga inovadora reduziu o tamanho e o crescimento do tumor em até 80% nos testes iniciais, de acordo com Veronika Skvortsova

A vacina contra o câncer recém-desenvolvida na Rússia mostrou alta eficácia em ensaios pré-clínicos e está pronta para ser lançada, de acordo com Veronika Skvortsova, chefe da Agência Federal Médico-Biológica.
O medicamento inovador está aguardando aprovação do Ministério da Saúde da Rússia.
A vacina mostrou excelentes resultados em três anos de ensaios pré-clínicos, disse o funcionário ao Izvestia na sexta-feira à margem do Fórum Econômico Oriental em Vladivostok.
“Os [ensaios] provaram a segurança da vacina, incluindo seu uso repetido, bem como sua alta eficiência, que foi associada a uma redução no tamanho do tumor e uma desaceleração no crescimento do tumor”, Skvortsova disse. Ela acrescentou que em alguns tipos de câncer, o efeito atingiu 60-80%. “Estudos mostraram um aumento na sobrevida, o que também é muito importante.”
“Enviamos documentos ao Ministério da Saúde para obter permissão para uso clínico” no final do verão, acrescentou o funcionário.
A vacina está pronta para uso, estamos aguardando permissão.
O lançamento inicial está planejado para câncer colorretal, com vacinas para glioblastoma e melanoma a seguir, acrescentou ela.

O chefe do instituto, Alexander Gintsburg, disse anteriormente que a vacina está sujeita a uma estrutura regulatória única devido à sua natureza. “Este é um processo fundamentalmente diferente do registro de medicamentos padrão”, observou ele no mês passado.
O instituto também desenvolveu a vacina russa Sputnik V Covid-19 e atualmente está trabalhando em uma vacina contra o HIV usando a mesma tecnologia de mRNA. Fonte: Rt