Unimed premia vencedores do XIII Concurso de Redação

686

Teixeira de Freitas – Ocorreu no dia 19 de junho a premiação dos alunos que participaram do XIII Concurso de Redação promovido pela Unimed. Segundo Juliana Jacomini, coordenadora de Marketing da Unimed, a primeira fase ocorreu nas escolas, onde as melhores produções textuais dos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental foram selecionadas. Após essa etapa, os alunos finalistas que representavam o colégio foram chamados à sede da Unimed para fazer uma nova produção e passaram a competir com as outras escolas. A Unimed encaminhou as redações vencedoras para uma comissão julgadora que escolheu as mais satisfatórias em cada série.

Dr. Edson Geraldino, Denise Santiago (vice-diretora do Colégio da Polícia Militar), Nádia Magalhães (professora), Artur Henrique (7º ano), Cláudio Ferreira (presidente da Unimed na Bahia) e Clayton Moreira.
Dr. Edson Geraldino, Denise Santiago (vice-diretora do Colégio da Polícia Militar), Nádia Magalhães (professora), Artur Henrique (7º ano), Cláudio Ferreira (presidente da Unimed na Bahia) e Clayton Moreira.

Este ano, participaram 13 escolas, um total de 4.500 estudantes envolvidos. A comissão julgadora foi formada por três professoras da Uneb – Campus X, sendo elas: Profª Arolda Maria da Silva Figuerêdo, Profª Josinéa Amparo Rocha Cristal e Profª Maria Mavanier Assis Siquara. Estava presente no evento o presidente da Unimed na Bahia, o Cláudio Ferreira Chagas, o diretor financeiro, Dr. Edson Geraldino Moreira Júnior, e o diretor administrativo Clayton Moreira Caldas.

Os quatro finalistas das 13 escolas receberam suas premiações (um relógio de pulso com cinco pulseiras) e logo depois mais uma premiação com um computador e impressora multifuncional para os quatro últimos finalistas das melhores produções, um tablet para as escolas vencedoras e mais uma bolsa de viagem para o professor do aluno. Os alunos premiados e suas respectivas escolas foram: Artur Ferregueti Silva, do 6º ano, aluno do Instituto Francisco de Assis, da professora Greice Brito, com o texto intitulado “Devemos cooperar”; Artur Henrique dos Santos Viana, 7º ano, do Colégio da Polícia Militar/Anísio Teixeira, aluno da professora Nádia Magalhães, com o texto “Poluição Ambiental”; Sarah da Silva Rufino, 8º ano, da Escola Municipal Cléria das Graças Figueiredo Pinto, aluna da professora Helga Magalhães, com o texto “A união traz solução”; e Lorenna Ferreira da Silva, 9º ano, também do Instituto Francisco de Assis, aluna de Rosângela Barbosa, com o texto “Cooperação, a base do progresso”.

Juliana Jacomini fala ainda que a cada ano tem aumentado a participação dos alunos, além de expandir o objetivo inicial da empresa, que era promover a ideia cooperativista, mas que acabou por se transformar também em um projeto educacional mais amplo na área de língua portuguesa. Fazendo com que as escolas se mobilizem e incentivem os alunos a ler e produzir a cada ano mais e melhor.

A professora Arolda enfatizou a importância de projetos como esses para o alunado teixeirense pelo fato de que “o trabalho com a língua promove o crescimento pessoal, a preocupação com o que se escreve, e isso contribui de forma decisiva na vida de um ser humano. Porque o homem que domina a língua oral e a língua escrita tem um espaço diferenciado na sociedade”. Dentre esses e outros motivos que a escola que promove esse tipo de projeto com seus alunos está cumprindo com seu papel social. A professora aproveita para parabenizar a Unimed por todos esses anos de projeto e pelos reflexos positivos que tem ocorrido na educação da cidade, além no setor cultural, por incentivar, a partir de ações como essa, a carreira de futuros escritores e poetas.

Cláudio Ferreira falou ainda que o concurso de redação é apenas um dos projetos que a Unimed promove. Ele fala que “o princípio cooperativista é a participação sempre com a comunidade”, e através disso a empresa tenta mostrar ao jovem e adolescente que eles devem estar sempre lutando por um futuro melhor. Por Petrina Moreira Nunes / Jornal Alerta.