Uma cena medieval: mototaxistas fazem justiça com as próprias mãos

453

Teixeira de Freitas – Na noite de terça-feira, dia 16 de maio, moradores do bairro Tancredo Neves, presenciaram um ato de violência de proporção medieval ocorrido em plena via pública e praticado por mototaxistas da cidade. A execução aconteceu na travessa Vista Alegre, onde dezenas de mototaxistas invadiram a casa onde estava a vítima, que supostamente havia assaltado um deles.
Na filmagem feita por moradores e que circula nas redes sociais, é mostrada claramente a ação dos criminosos, que invadem a casa simples, retiram o homem do seu interior e o executam a tiros, socos e pontapés. No vídeo é possível ouvir os vários disparos. Alguns dos assassinos, aparentemente transtornados, após perceberam o homem morto em meio a muito sangue, ainda proferem palavras de baixo calão, chutam-lhe a cabeça e comemoram. Veículos de comunicação das mais diversas partes do país noticiaram o fato grotesco.
Identificado o homem atacado e morto por mototaxistas em Teixeira de Freitas
Na mesma noite de terça-feira, dia 16 de maio, pouco tempo após o crime, a Polícia Civil de Teixeira de Freitas, representada pelo delegado Júlio César Telles, que estava de plantão na sede da 8ª Coorpin, confirmou a identificação do homem morto por mototaxistas da cidade, trata-se de Tiago Evangelista da Silva, de 23 anos, que foi espancado a socos e pontapés, retirado de dentro de uma casa simples na Travessa Vista Alegre, Bairro Tancredo Neves e depois executado a tiros em plena via pública. Os mais diversos moradores da via, incluindo crianças, presenciaram a selvageria.
Na perícia de local a cargo dos peritos Danilo Bastos e Danilo Mattos, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), ficou comprovado que além das lesões na região da face, foram notadas quatro perfurações no corpo da vítima, sendo três na cabeça e uma no abdômen.
Na imagem extraída da filmagem é possível perceber um homem com uniforme de mototaxista segurando o revólver prateado e efetuando disparos contra a vítima.
Familiares da vítima estiveram no local e além do reconhecimento formal, disseram que Tiago morava na rua Cabo Verde, no bairro Liberdade I, na região sul de Teixeira de Freitas.
Mototaxistas envolvidos em crime bárbaro se apresentam à polícia e vão responder ao crime em liberdade
Acompanhados de um advogado criminalista se apresentaram ao Núcleo de Homicídios e Tráfico (NGT), da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, os mototaxistas Carlos Pires Santos, o “Carlão”, de 40 anos, Leonardo de Jesus Souza, 32 e Eliseu Leal Santos, todos envolvidos na ação que culminou no assassinato brutal de Tiago Evangelista da Silva, de 23 anos, crime ocorrido na noite de terça-feira, dia 16 de maio, na travessa Vista Alegre, bairro Tancredo Neves, na região oeste da cidade.
Segundo as investigações comandadas pelos delegados Bruno Ferrari e Ricardo Amaral, ambos designados pela delegada-coordenadora Valéria Fonseca Chaves, “Carlão” foi o autor dos tiros e Leonardo o responsável pelos golpes de chave de fenda contra a vítima, enquanto Eliseu foi reconhecido nas imagens feitas pelos moradores e que estão postadas nas redes sociais, principalmente WhatsApp.
Justificativas dos acusados
Durante as oitivas os acusados disseram que há cerca de uma semana, a vítima Tiago já tinha assaltado um mototaxista e o ferido com uma faca e na tarde de terça-feira, dia 16 de abril, contratou uma corrida com o motofretista Leonardo de Jesus Souza, de 32 anos e quando chegaram ao destino, no bairro Liberdade, o profissional foi atacado pelo suposto passageiro, que roubou-lhe um celular e a quantia de R$ 500, dinheiro fruto do seu dia de trabalho.
Mobilização dos mototaxistas
Logo depois, contam os acusados, houve uma mobilização de dezenas de mototaxistas, que inicialmente foram à casa do acusado, no bairro Liberdade I, mas como o mesmo não estava, partiram em grupo ao bairro Tancredo Neves, onde acabaram por encontrá-lo na casa de um amigo. No local a vítima ainda teria tentado fugir subindo em um telhado, mas o terreno foi cercado, quando teve início a selvageria, incluindo agressões a socos e pontapés, golpes com o uso da chave de fenda e por fim, os tiros já com o jovem ensanguentado em plena via pública.
Responderão em liberdade
Como a apresentação foi espontânea, segundo o advogado dos acusados, fica descaracterizada a prisão em flagrante, sendo permitido o direito para que os acusados fiquem em liberdade até que sejam julgados. “A equipe da Polícia Civil estava fazendo buscas e havia um grande risco deles serem presos em flagrante. Sendo assim, após ser procurado por eles, optei em apresentá-los imediatamente, juntamente com o revólver e a chave de fenda, instrumentos usados no crime. O próprio Código Penal estabelece em seu Artigo 402, as situações da prisão em flagrante e a apresentação voluntária está fora desse rol de situações”, comentou o criminalista.
Os outros acusados
Mesmo diante da apresentação dos três principais acusados, a partir de agora a Polícia Civil inicia a fase mais minuciosa do inquérito policial, que é a identificação um a um dos demais envolvidos na ação, com base nas filmagens feitas e postadas nas redes sociais. Ao tempo que os outros acusados forem sendo identificados e indiciados, o inquérito será formulado para ser apresentado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. Os demais envolvidos, além de partícipes no assassinato premeditado, podem ser enquadrados por formação de quadrilha.
Os envolvidos no assassinato ainda poderão perder os seus alvarás, que são concessões públicas dadas pelo poder público municipal para exploração do serviço de transporte de passageiros. Compilação dos sites Teixeiranews e Liberdadenews.