UFSB realiza visitas a unidades prisionais para divulgar política de vagas para pessoas em privação de liberdade

6

Pró-reitor Sandro conversa no Complexo de Teixeira

Equipe Proaf no complexo de JequiéA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou, nos últimos dias de janeiro, uma sequência de visitas unidades prisionais para divulgar as oportunidades de estudo da instituição. A viagem incluiu visitas aos conjuntos penais de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Jequié e Itabuna. As conversas com internos e equipes dirigentes e pedagógicas desses espaços trouxeram impactos na aprovação de novos estudantes da UFSB.

Na tarde do dia 20 de janeiro, Sandro Ferreira, Pró-reitor de Ações Afirmativas, e Felipe de Paula, Coordenador de Promoção à Diversidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), visitaram o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Na ocasião, a professora Gabriela Andrade, do Campus Paulo Freire, acompanhou a ação junto à bolsistas de seu projeto que visa divulgar a universidade. A equipe da UFSB foi recepcionada por Vanessa França, psicóloga egressa da UFSB que trabalha na unidade prisional. Durante a visita, foram apresentadas informações sobre o processo seletivo, sobre a reserva de vagas, respondidas dúvidas e destacando sobre como a educação ocupa um importante papel no processo de ressocialização.

Pró-reitor no Complexo de Eunápolis

Logo após a visita, a equipe da Proaf seguiu rumo à Eunápolis onde, na manhã do dia 21, realizou atividade de divulgação. Diferente do dia anterior, o foco das conversas no Conjunto Penal de Eunápolis foi voltado para as equipes gestora e pedagógica. A unidade ainda não conta com alunos da UFSB e a visita serviu para criar pontes visando transformar aquele espaço em mais um local gerador de estudantes universitários. Na ocasião, a direção destacou os desafios da unidade, mas sinalizou boa vontade para que sejam construídas relações institucionais profícuas.

No dia 22, o Pró-reitor Sandro Ferreira e a Antropóloga Maria Clara seguiram rumo a Jequié para também construir o diálogo inicial com aquela unidade prisional. Em 2026, a UFSB dá início às suas atividades no município, com um novo campus, e o contato com a unidade faz parte do processo de consolidação inicial na cidade para garantir o fortalecimento da política que tem gerado ótimos resultados nas demais cidades. Durante a visita, a Proaf foi informada que em torno de 100 pessoas participaram do Enem PPL na unidade e estavam organizando as inscrições mesmo diante dos desafios para montarem salas de aulas adequadas para receber as transmissões da UFSB. Sandro Ferreira destacou: “Foi uma visita bastante produtiva, a gestão e equipe demonstrou muito ânimo com a presença da UFSB e demonstrou estar empreendendo esforços para garantir o direito a educação”.

Equipe Proaf no complexo de Itabuna

Encerrando a semana de atividades, na tarde do dia 23, a Proaf visitou o Complexo Penal de Itabuna. Unidade parceira com números mais significativos desde o início da política de reserva de vagas, Itabuna recepcionou a equipe da UFSB com cerca de 40 estudantes da unidade junto as e os profissionais da equipe pedagógica. Foi um momento de rico diálogo, resolução de dúvidas e também de estímulo e troca entre estudantes que já frequentam as aulas da universidade e alguns que tentam sua primeira aprovação.

Equipe Proaf no complexo de Jequié

A sequência de visitas gerou frutos nos números de estudantes aprovados na UFSB. Levando em conta apenas as vagas reservadas para pessoas em privação de liberdade, as vagas “SP”, foram 13 aprovados no Campus Jorge Amado, 10 no Campus Paulo Freire, 6 no Campus Sosígenes Costa e 3 no novo Campus de Jequié. Contudo, como acontece todos os anos, os estudantes oriundos das unidades prisionais têm um desempenho qualitativo que ultrapassa as vagas reservadas e muitos conseguem aprovações em vagas das demais categorias de cotas ou mesmo em ampla concorrência. Levantamento mais recente aponta para mais de 80 aprovados nessa categoria. Como essas aprovações além da reserva de vagas ainda demandam mapeamento exato, esse número pode ser ainda maior. De qualquer forma, fica evidente o sucesso da política e o quão impactante pode ser a oportunidade de estudar na trajetória de uma pessoa e consequente resultado para a sociedade. Fonte: Ascom da UFSB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.