UFSB e o Novo PAC: campus de Jequié e melhorias no campus de Porto entram em fase de licitação

8

Com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, dando continuidade ao processo de consolidação institucional, a UFSB publicou, no dia 5 de novembro, mais duas licitações de obras previstas no Plano de Contratações Anual – PCA da UFSB e no Novo PAC do Governo Federal.

Como o uso de energia elétrica requer constante investimento no meio universitário, mesmo com utilização de recursos cada vez mais eficientes, para o Campus Sosígenes Costa (CSC) foi proposto um retrofit no sistema elétrico com duas novas subestações e reforma de outras duas, por meio da Concorrência eletrônica n. 90087/2025.

Já a Concorrência eletrônica n. 90104/2025 visa garantir a implantação novo campus da UFSB em Jequié, recentemente aprovado pelo Conselho Universitário da UFSB, em agosto de 2025. A contratação prevê a construção do Pavilhão de Aulas e toda infraestrutura para o novo campus (área externa, pórtico, etc).

Com os dois editais de licitação publicados, a equipe técnica responsável agora segue as diretrizes e demais trâmites das contratações públicas conforme a Lei n. 14.133/2021 e demais regramentos, sendo que cada detalhe e etapa pode ser acompanhada pelo Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP ou pela página de Licitações e Contratos da UFSB.

Vale lembrar que em 2024, a UFSB realizou o processo licitatório que possibilitou o início, já em 2025, da construção dos Restaurantes Universitários (RUs) do Campus Jorge Amado (CJA) e Campus Paulo Freire (CPF), além da Reforma do Restaurante do Campus Sosígenes Costa (CSC), com foco em uma alimentação de qualidade para a comunidade acadêmica.

Voltada para os ambientes de ensino, pesquisa e extensão, em 2025 a UFSB também iniciou a construção do Pavilhão de Laboratório de Engenharia Civil do Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial do CPF e do Pavilhão de Laboratórios do CSC, em Porto Seguro. Todas essas obras foram licitadas em 2024 e seguem em ritmo acelerado, de modo que toda a comunidade UFSB pode acompanhar o avanço dos trabalhos em cada campus.

Ainda como parte da pactuação com o Governo Federal, a obra do Núcleo Pedagógico do CSC – paralisada em 2019 e retomada em junho de 2024 – também está bem adiantada e com previsão de inauguração em 2026, assim como os RUs. Fonte: Ascom da UFSB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.