UFSB e Caju Leitores realizam II Jornada de Literatura Indígena

6

Evento gratuito reúne palestras e oficinas com curadores do 4º Festival Caju de Leitores

O evento que acontece no Centro de Cultura de Porto Seguro, integra a programação do 4º Festival Caju de Leitores, é gratuito, mas tem vagas limitadas. Foto: Festival Caju de Leitores.

No sábado, 30 de agosto, das 9h30 às 16h30, o Centro de Cultura de Porto Seguro será palco da II Jornada de Literaturas Indígenas, realizada pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em parceria com o Festival Caju de Leitores. A iniciativa integra a programação do Festival e se consolida como espaço de formação e difusão da literatura produzida por autores indígenas no sul da Bahia.

Voltado especialmente para professores das redes pública e privada, educadores indígenas e estudantes universitários, o encontro é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/pZArnDHV7hGS2g6G8.

A Jornada propõe o fortalecimento das práticas pedagógicas por meio das literaturas indígenas, promovendo o diálogo entre saberes originários e a educação formal. A valorização da diversidade cultural e o protagonismo dos povos indígenas na produção literária contemporânea estão no centro da proposta.

Curador do Festival Caju de Leitores, Edson Kayapó, participa da Jornada com uma Oficina voltada à valorização das expressões culturais indígenas. Foto: Festival Caju de Leitores.

Segundo Gabriela Rodella, coordenadora da II Jornada de Literaturas Indígenas da UFSB, mestre e doutora em Educação, a realização do evento, além de ser uma grande alegria, é mais um passo no sentido de garantir acesso e formação a estudantes e a professores do município e do Estado, para que possam trabalhar efetivamente com as literaturas indígenas, em suas múltiplas materializações, nas salas de aula.

“Já temos projetos de extensão, como o Roda Literária, voltado para o ensino fundamental anos iniciais, com a proposta de leitura de contos indígenas para crianças nas escolas. Dessa forma, consolidamos a presença dessa arte na educação básica e o cumprimento da Lei 11.645/2008, com vigor, rigor e prazer nas leituras, dentro de uma perspectiva de formação de profissionais da educação sensíveis para a pluralidade cultural de nosso País”, ressaltou a professora na UFSB da USP e pesquisadora das áreas de ensino de literatura, leitura literária e formação de leitores e professores.

Joanna Savaglia, coordenadora geral do Festival Caju de Leitores, reforça o compromisso da iniciativa.“Fomentar essa jornada é parte do compromisso do Caju com a formação crítica e afetiva de leitores. É uma ação que fortalece o diálogo entre universidade, escola e comunidade”, declarou.

Programação

A programação inclui palestras e oficinas com nomes de destaque da literatura indígena contemporânea:

  • 10h45 – Palestra: Leitura da literatura indígena: metodologia sonora, com Trudruá Macuxi, escritora e pesquisadora, doutora em Teoria da Literatura. A atividade aborda formas de leitura que dialogam com as tradições orais dos povos originários.
  • 13h45 – Oficina Cultural Indígena, com Edson Kayapó, historiador e educador, doutor em Educação pelo IFBA. A oficina propõe práticas voltadas à valorização das expressões culturais indígenas.

Os participantes receberão certificação pela presença. O credenciamento será às 9h30 e o encerramento está previsto para às 16h30. O evento contará com intérprete de Libras e o espaço é acessível.

Serviço

Evento: II Jornada em Literatura Indígena

Data: 30 de agosto, sábado

Horário: das 9h30 às 16h30

Local: Centro de Cultura de Porto Seguro (Rua 15 de Novembro, s/n – Centro)

Acessibilidade: Intérprete de Libras e espaço acessível

Inscrições: https://forms.gle/pZArnDHV7hGS2g6G8

Realização: UFSB e Festival CaJu de Leitores. Fonte: Assessoria do SARUÊ CULTURAL

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui