O 45º presidente dos EUA está a caminho de Washington para enfrentar as acusações de motim de 6 de janeiro

Ser preso por desafiar a eleição de 2020 é uma “grande honra”, disse o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump na quinta-feira, antes de entrar em uma carreata rumo a Washington, DC. Ele deve comparecer ao tribunal no final do dia para responder a uma acusação de seis acusações feita pelo advogado especial Jack Smith.
“Agora estou indo para Washington, DC para ser preso por ter desafiado uma eleição corrupta, fraudada e roubada”, postou Trump em sua plataforma Truth Social. “É uma grande honra, porque estou sendo preso por você.”
Ele encerrou o post com “Make America Great Again!” o slogan de sua campanha presidencial vitoriosa em 2016.
Na terça-feira, Smith tornou pública uma acusação de 45 páginas por um grande júri federal em Washington sobre acusações relacionadas ao motim de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA. Smith afirmou que Trump sabia que suas alegações sobre irregularidades na eleição de 2020 eram falsas, mas continuou fazendo-as, criando assim “uma intensa atmosfera nacional de desconfiança e raiva e corroendo a fé pública na administração da eleição”. Ele também alegou que as “conspirações” de Trump visavam “uma função fundamental do governo federal dos Estados Unidos”.
Trump respondeu lançando um e-mail de arrecadação de fundos, dizendo aos apoiadores que o governo “corrupto” está tentando prendê-lo por 561 anos – “seis vidas!” – a fim de intimidar os americanos à submissão.
“Existe apenas UMA MENSAGEM que alguém pode enviar tentando jogar você na prisão por 6 vidas, e isso é MEDO. O medo de que, se você votar no ÚNICO candidato que o coloca em PRIMEIRO LUGAR, você também pode ser assediado, indiciado e até preso pelo atual regime marxista em Washington”, dizia o e-mail.
Trump é atualmente o favorito para a indicação presidencial republicana em 2024, muito à frente de todos os outros candidatos. Ele sempre argumentou que houve irregularidades nas eleições de 2020, nas quais obteve 10 milhões de votos a mais do que em 2020, mas perdeu oficialmente para o democrata Joe Biden.
A sessão conjunta do Congresso de 6 de janeiro de 2021 foi interrompida por manifestantes no momento em que os republicanos estavam prestes a se opor à certificação dos resultados das eleições estaduais. A sessão foi posteriormente convocada novamente sob procedimentos de emergência e os resultados foram certificados sem debate. Fonte: Rt