Trump ameaça sobretaxa de 200% contra China em disputa por ímãs

6

O presidente norte-americano prefere apostar na guerra comercial contra o multilateralismo

Presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Donald Trump
Presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Donald Trump (Foto: REUTERS)
Conteúdo postado por Leonardo Lucena:

247 – O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que a China precisa fornecer ímãs aos Estados Unidos. Caso contrário, disse ele, será cobrada “uma tarifa de 200% ou algo parecido”.

O país asiático tem dado sinais de que pretende controlar a oferta de 17 produtos químicos que formam as chamadas terras raras e são usados para a produção de smartphones de última geração, carros elétricos e outras tecnologias avançadas. De acordo com o Portal G1, a maioria das reservas de terras raras conhecidas está concentrada na China e no Brasil.

Desde que assumiu o seu mandato, em janeiro, Trump tem declarado guerra comercial a vários países. Um deles foi a China, mas, depois de algumas negociações, as tarifas dos EUA sobre importações chinesas diminuíram de 145% para 30%. As taxas do país asiático sobre produtos americanos caíram de 125% para 10%.

A guerra comercial trumpista não ocorre apenas sobre a China. Em 6 de agosto, os EUA anunciaram uma tarifa extra de 25% sobre produtos importados da Índia.

Em 12 de julho, Trump anunciou novas tarifas de 30% para o México e a União Europeia (UE). Dez dias antes, em 2 de julho, os EUA anunciaram uma tarifa de 20% sobre produtos vietnamitas importados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui