Trânsito teixeirense I | Bastidores

384

Tenho abordado esse assunto aqui nesta Coluna por diversos anos e pelo jeito não cessa, pois a cada dia os abusos cometidos por nossos ‘motoristas’ só aumentam. Uso a avenida São Paulo diariamente e para minha surpresa e susto, um motoqueiro simplesmente pulou o canteiro central e passou na maior tranquilidade na minha frente, por sorte sempre dirijo pra mim e pros outros, foi o que evitou o acidente.

Trânsito teixeirense II
Não digo e nem afirmo que isso ocorra nas autoescolas teixeirenses, mas é comum narrativa de pessoas que ‘prestam’ exame para adquirir CNH e que trabalham no horário comercial assistirem as aulas ao mesmo tempo de sua ocupação. Como? Simplesmente ido a determinadas autoescolas marcar o ponto com a digital e retornar ao final para validar. Assim temos nas ruas, não motoristas, mas pessoas totalmente despreparadas para conduzir veículos.

E tem mais…
Sabe no que isso dá? Filas duplas em pleno horário de pique nas imediações do Faé; estacionamento onde é proibido parar e estacionar (a exemplo da lateral do antigo Rondelli do centro; pulação de canteiros com motos; conversão à esquerda no semáforo da Padaria Pão Gostoso; ultrapassagem pela direita entre outros…

Segurança Pública
Sei que os guerreiros que cuidam da segurança pública aqui na Região do Extremo Sul dão sangue pela profissão, mas é preciso que o Governo da Bahia volte seu olhar, em especial para as cidades onde a violência tem atingido picos elevados, mesmo que esses picos sejam considerados dentro da chamada tolerância.

Me refiro as…
As cidades que estão sem delegados de Polícia a exemplo de: Itanhém, Medeiros Neto, Lajedão, Vereda e Alcobaça que funcionam com plantonistas. Medeiros Neto e Itanhém, por exemplo, tem delegado dia sim, dia não, as duas somam uma população de 45 mil habitantes com sérios problemas e o caos não é pior por conta das ações da Polícia Militar que cumpre funções que não lhes são inerentes.

Alcobaça
É outro município do litoral com vacância de delegado há meses, com apenas um agente, situação intolerável pra uma cidade turística. Volto a repetir não é culpa da direção da 8ª Coorpin, mas de política de governo e que precisa urgentemente ser revista.

A situação de nosso País
Não tem sido boa ao longo de vários meses, é operação de tudo quanto nome, menos de somar e pra completar os EUA acabam de suspender a importação de carne bovina fresca do Brasil. A medida foi tomada porque 11% da carne brasileira importada desde março não passou em testes de qualidade; índice está acima da média mundial, de 1%, segundo os EUA.

O problema parece ser maior
Do que se imagina, pois os Estados Unidos eram um mercado novo para a carne bovina in natura brasileira. O Brasil só conseguiu autorização para exportar o produto para o país no fim de julho do ano passado, após 17 anos de negociações.

Carne barrada
Desde que o regime de fiscalização foi ampliado, os fiscais americanos recusaram a entrada de 106 lotes de carne brasileira, que levavam 1,9 milhão de pounds (cerca de 860 toneladas) de produto. Segundo o órgão americano, esses produtos foram reprovados devido a problemas sanitários e de saúde animal.

Justificativa
“Apesar do comércio internacional ser uma parte importante do nosso departamento, e o Brasil é um de nossos parceiros, minha prioridade é proteger os consumidores americanos. É isso que fazemos suspendendo a importação de carne fresca do Brasil”, disse o secretário americano, em comunicado. Segundo o comunicado, a suspensão vale “até que o ministério de Agricultura brasileiro tome medidas corretivas que os EUA achem satisfatórias”.

Penso que já está
Na hora de nossos líderes, quer seja, políticos ou técnicos, tomarem vergonha na cara e mostrar por que foram escolhidos para governarem, caso contrário iremos cada vez mais para o fundo do buraco. É triste, mas há momentos que, sequer vejo luz no fundo do túnel com essa turma que aí está…

Embelezamento do centro
Dentre as pretensões da administração do Prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, está o anúncio de 400 ruas asfaltadas (100 por ano), durante os quatro anos de seu governo, mas também penso que ele deve incluir antes disso, uma melhor aparência no centro de Teixeira que vão desde a iluminação (péssima) até a mobilidade das calçadas. Os camelôs já estão sendo transferidos para o Shopping Popular, mas ainda existe a ocupação irregular e desordenada das centenas de motos pelas ruas centrais da cidade.