Timóteo lidera intenção de votos, segundo pesquisa eleitoral registrada no TSE por entidade do comércio

934

Teixeira de Freitas – De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Teixeira de Freitas possui 93.066 eleitores, dos quais – como aponta Pesquisa de Opinião Pública: levantamento político eleitoral solicitada pelo Sincomércio, e fornecida ao Jornal Alerta por seu presidente, Flávio Guimarães –  mais de 40% querem Timóteo Alves de Brito (PSD) para prefeito nos próximos quatro anos. Logo em seguida, no segundo lugar, o candidato do PT, João Bosco, segue com menos de 30% das intenções de voto.

Contratada pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Teixeira de Freitas (Sincomércio), o Instituto Foco – Pesquisa e Desenvolvimento foi a responsável pela elaboração da pesquisa, baseada na opinião pública, e registrada no TSE sob o número BA-00194/2012, no dia 24/9. Em suma, foi apurada as intenções de voto quanto aos candidatos a prefeito: Timóteo Brito, da coligação “A Teixeira que Queremos”; João Bosco, da coligação “Um Novo Caminho”; Rodrigo Esteves (PSDB), da “Integridade e Justiça”; e Tarcísio Gama (PV), da coligação  “Unidos Faremos a Diferença”.

A pesquisa, uma amostra probabilística, casual simples, foi feita nos dias 21 e 22 de setembro – envolvendo todos os bairros de Teixeira de Freitas, além das localidades rurais de Duque de Caxias e Santo Antônio – quando foram entrevistados 1.200 munícipes com idade igual ou superior a 16 anos. Sua margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

O objetivo do estudo foi avaliar opiniões, expectativas e comportamentos da população a respeito de temas políticos, especificamente, medir as intenções de voto no cenário político simulado para as eleições de 2012, através de metodologia enquadrada em observação direta extensiva, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do eleitorado.

Para viabilizar a coleta de dados, a amostragem foi sistemática, elaborada em duas etapas. Na primeira, fez-se um sorteio probabilístico dos logradouros a serem pesquisados e do primeiro domicílio a ser realizada a entrevista. Na segunda etapa, dentro de cada domicílio foi selecionada a pessoa a ser entrevistada conforme as ponderações de sexo e faixa etária.

Quando questionado “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”, de acordo com os dados obtidos, o candidato a prefeito Timóteo Brito lidera a pesquisa com 41,33% das intenções de voto na pesquisa espontânea, enquanto João Bosco segue com 28,44%, Rodrigo Esteves com 9,27% e Tarcísio Gama com 1,22%. O que chama atenção, contudo, é a quantidade dos indecisos, que equivalem a 18,74% dos entrevistados.

Gráfico da pesquisa espontânea.

Na pesquisa estimulada, os dados pouco se alteram, mas, aumenta a diferença entre os dois primeiros colocados: Timóteo passa para 45,5% dos votos, enquanto João Bosco sobe para 30,5%. Já Rodrigo Esteves atinge 11,83% e Tarcísio Gama alcança 2%. Os que não sabem ou não opinaram caem para 10,17%.

A pesquisa abrangeu ainda a expectativa dos eleitores sobre o resultado das Eleições 2012 para prefeito de Teixeira de Freitas. Quando questionado sobre o “candidato que vencerá a eleição independentemente do seu voto” a liderança do candidato Timóteo Brito avança ainda mais sobre os demais e atinge 53,66% das intenções, João Bosco fica com 23,33%, Rodrigo Esteves com 7,25%, Tarcísio Gama, 1,22%.

As entrevistas foram domiciliares, e, após os trabalhos de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização, que consistiu no retorno a campo de 5% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.