Temóteo Brito conquista Unidade de Radioterapia para Teixeira

722

Teixeira de Freitas – Na última quarta-feira, dia 17 de maio, o prefeito de Alcobaça e presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito” (PSD), o prefeito de Mucuri, o médico Carlos Simões (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), foram ao Ministério da Saúde, em Brasília e se reuniram com Manoel Messias Boaventura de Novais, assessor especial do ministro Ricardo Barros.
Os três gestores foram conhecer o projeto de inclusão do município de Teixeira de Freitas no plano de expansão de radioterapia. O presidente Agnaldo da Saúde comemorou a conquista e parabenizou o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), pelo esforço de conquistar para Teixeira de Freitas um investimento de R$ 5 milhões com a Unidade de Radioterapia (equipamento usado para sessão de radioterapia) com condições de atender até 70 municípios da mesorregião, além da sua base administrativa de 21 municípios que compreende de Mucuri a Itapebi.
O ministro Ricardo Barros deve entregar o equipamento ainda no inicio do segundo semestre de 2017, em Teixeira de Freitas, que trata-se de um acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizado no tratamento de vários tipos de câncer. De acordo com Messias Boaventura de Novais, assessor especial do ministro Ricardo Barros, serão investidos pelo Ministério da Saúde, o valor de R$ 5 milhões na compra do equipamento e construção do espaço destinado para instalação do aparelho em Teixeira de Freitas.
“A implantação desse equipamento vai possibilitar que as pessoas da região se desloquem menos para receber os tratamentos de radioterapia, o que é uma iniciativa de extrema importância para aqueles que sofrem de câncer. Para Mucuri, por exemplo, será uma conquista singular, porque nossos habitantes deixarão de ir para Vitória, Belo Horizonte ou Salvador se tratarem e passarão a ter o atendimento em Teixeira de Freitas”, celebrou o prefeito Carlos Simões.
O prefeito de Alcobaça, Léo Brito também comemorou a vitória e disse que a unidade será equipada com um aparelho denominado de acelerador linear e demais acessórios, atenderá em média 100 pacientes por dia, porque o equipamento tem a função de eliminar células através da radiação, e é utilizado no tratamento contra o câncer. A unidade será a segunda de alta complexidade em oncologia que atenderá pelo SUS no município de Teixeira de Freitas e macro região do extremo sul da Bahia, a primeira unidade do interior da Bahia foi instalada em Feira de Santana, no último dia 13 de maio.
“Esse é o nosso objetivo. Levar o tratamento para mais próximo dos brasileiros. Vamos continuar investindo para replicar esta medida em outras cidades do país. Teixeira de Freitas já foi incluído no plano brasileiro de expansão de radioterapia e a conquista da unidade é uma realidade. Registro a importância desse momento e não deixo de agradecer o bom senso do ministro Ricardo Barros, que, tem feito o aporte necessário dos recursos que viabilizaram a habilitação dos serviços para inúmeros municípios brasileiros”, ressaltou o assessor especial Messias Boaventura. (Por Athylla Borborema).