Teixeira de Freitas – A quinta-feira (18) foi tida por muitos como um marco para o desenvolvimento de Teixeira de Freitas e região, isto porque, numa mesma manhã, houve inauguração e lançamento de investimentos feitos pela Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (SESC), que somam, aproximadamente, R$ 20 milhões, e contribuirão para aprimoramento técnico e melhoria da qualidade de vida da comunidade regional.
Uma comitiva formada por representantes de entidades e sociedades organizadas, autoridades públicas e políticas, comerciantes, além das instituições citadas, acompanharam a maratona que consistiu na inauguração da Carreta do Senac, lançamento da pedra fundamental da construção do SESC em Teixeira de Freitas e apresentação do maquinário do consultório odontológico do SESC, a ser inaugurado. De maneira clara, em suma, o Senac e SESC, embora advenham do mesmo ente, distinguem-se pois, enquanto aquele, nominalmente, preocupa-se com a capacitação dos comerciários, este atem-se a promover a qualidade de vida desta classe, através da oferta de educação, saúde, lazer, assistência e cultura, sobretudo para os trabalhadores do comércio.
Presidente do Sincomércio destaca conquista dos empresários

Para Flávio Guimarães, presidente do Sincomércio, o dia se torna especial para a história de Teixeira de Freitas porque é um marco em seu desenvolvimento. “Desenvolvimento é dar oportunidade para as pessoas, qualidade de vida para as pessoas, é cuidar das pessoas. Então, o SESC chega a Teixeira de Freitas com essa finalidade – cuidar do trabalhador de Teixeira de Freitas, dar para ele lazer, educação e saúde, e o Senac chega para capacitar. O grande gargalo do mercado de trabalho hoje é a mão de obra qualificada. O Senac é a maior autoridade desse país na capacitação de mão de obra, então, nós vamos dar para as pessoas uma profissão, vamos formar chefes de cozinha, camareiros, vamos formar barmens, garçons, pessoas que precisam de oportunidade para ganhar seu espaço no mercado de trabalho, especialmente os jovens, aqueles que estão procurando o primeiro emprego, a primeira profissão, o Senac vem fazer isso”, e ainda asseverou que “essa é uma conquista de todos nós, isto que nós estamos recebendo, o SESC, a carreta do Senac, o consultório odontológico é uma contrapartida da contribuição sindical que toda empresa faz ao sistema S da Federação do Comércio. Então, durante 20 anos os comerciantes de Teixeira de Freitas contribuíram com o imposto sindical patronal para a Federação do Comércio e esse é um retorno dessa contribuição que nós pagamos durante todos esses anos, e também é uma soma de esforços da Prefeitura, Câmara de Vereadores, da CDL, da ACE, do Sindec”.
Carlos Andrade – vice-presidente da Fecomércio Bahia
Representando o presidente da Fecomércio Bahia, Carlos Amaral, o vice-presidente, Carlos Andrade, esteve presente às solenidades e comentou à imprensa que os investimentos, tanto pelo Senac, como pelo SESC, estão sendo feitos “por mérito de Teixeira de Freitas – é uma cidade que tem crescido muito, os números estão mostrando em Teixeira e região um desenvolvimento muito grande, principalmente na área de turismo e hotelaria, e é por isso que nós estamos aqui”. Corroborando a afirmação prévia feita pelo presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sincomércio), Flávio Guimarães, de que estes benefícios são resultado da contribuição que o empresariado tem feito nos últimos 20 anos através do imposto sindical patronal, Carlos Andrade ressaltou: “É obrigação nossa retribuir aquilo que os empresários acumulam, pagam, a contribuição é feita pelos empresários, em benefício dos empregados e nós temos a obrigação de treinar esses empregados, prestar um serviço melhor à coletividade”.
A Carreta do Senac oferece cursos nas áreas de turismo e hotelaria
A carreta do Senac funcionará nos três turnos, oferecendo cursos nas áreas de hotelaria e turismo, que contemplam aulas para formação e aprimoramento, conforme explicou a diretora regional do Senac, Marina Almeida. “Ela [a carreta] tem capacidade para umas 20 pessoas ou mais, por aula, e terá aula de vinhos, de restaurante, de mesa, de garçom, e vários cursos e oficinas também, para pessoas que querem se especializar naquela área. A prioridade é hotelaria e turismo, entendendo que toda essa área de gastronomia, vem incluída aí para que o aluno possa ter acesso a diversas áreas que o Senac atua”, explicou, informando que a grade dos cursos será divulgada até o final de outubro.
Consultório Odontológico do SESC iniciará atendimentos até dezembro

Assim como a vinda da carreta se deu através de cooperação entre federação do comércio, Sincomércio e Prefeitura Municipal, o consultório odontológico do SESC, que em breve começará a funcionar, no Sincomércio, foi resultado da aliança tripartite. As responsabilidades serão divididas: o SESC, através de comodato, forneceu todo o equipamento odontológico, juntamente com toda a parte de aparelhos instrumentais; enquanto o Sincomércio e Prefeitura Municipal responderão pelas instalações, recursos humanos e materiais necessários. O serviço odontológico atenderá aos comerciários e seus dependentes, de acordo com a coordenadora de Assistência Odontológica do SESC Bahia, Dr.ª Vanda Albuquerque. “Nós atenderemos aos comerciários, em primeiro lugar, e aos seus dependentes, na parte de odontologia, no serviço odontológico. Agora, as ações, além de serem preventivas, temos as ações curativas; faremos a parte das extrações dentárias, as restaurações, e também o canal, que é o tratamento endodôntico”, disse.
Extremo Sul da Bahia será beneficiado com o SESC de Teixeira de Freitas
Com investimento estimado em R$ 18 milhões, a construção do SESC representará um diferencial na qualidade de vida dos funcionários do comércio e da comunidade regional. Com cerca de 7 mil m² de área útil construída, o SESC atenderá às áreas de educação, saúde, lazer, assistência e cultura, direcionada para os trabalhadores do comércio, os comerciários, os dependentes e a sociedade de um modo geral, contemplando oferta de escola infantil e para jovens e adultos, creche, quadra poliesportiva, campo de futebol soçaite, biblioteca, teatro totalmente sonorizado com camarins e capacidade para 200 pessoas na plateia, parque aquático, academia e outros serviços.

“O SESC existe há 66 anos e vem trabalhando efetivamente para promover a inclusão social. Muita gente desconhece a extensão, muitas vezes confunde o SESC como um organismo do governo, mas, na verdade, é uma entidade privada, mantida pelo empresariado do comércio. Em todas as atividades do SESC permeia a ação educativa, então, todas as atividades na área de educação, saúde, assistência, lazer e cultura estão voltadas e incluídas para a ação educativa”, salientou Célia Batista, diretora regional do SESC Bahia, afirmando que não são cobradas taxas para usufruto do SESC, podendo ser pedida contribuição simbólica, o “que permite que todos tenham acesso ao equipamento e às ações culturais, aos esportes, de um modo geral, o que vem, realmente a facilitar a real, efetiva, inclusão social”. Célia Batista afirmou ainda que “onde o SESC se instala a preocupação é levar o desenvolvimento, e o desenvolvimento se dá através dessa que não deixa de ser uma inclusão, que é valorizar a prata da casa. Vamos gerar empregos”.
Durante as solenidades realizadas, as autoridades em uso da palavra ratificaram o papel fundamental do Sincomércio, que vem trabalhando com afinco junto aos demais órgãos citados e parceiros, para a concretização do que foi definido como um “sonho”. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.
Parabéns a Teixeira de Freitas, ao Flávio Guimarães pela iniciativa, determinação. Excelente ganho para a comunidade.