Teixeira ganha laboratório próprio para atender UMMI, UPA, HMTF e outras unidades de saúde do Município

352

Teixeira de Freitas – Foi inaugurado na quarta-feira, (1/6) o laboratório municipal que será responsável pela coleta e análise de exames clínicos nas unidades de atendimento à saúde de Teixeira de Freitas. O Serviço será oferecido para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), UTI geral e Covid, Oncologia e rede Melhor em casa.

A Inauguração contou com a presença do Prefeito Dr. Marcelo Belitardo assim como a equipe técnica responsável pela unidade. “O município não tinha esse serviço próprio, havia uma terceirização onde a qualidade deixava a desejar, o tempo de realização dos exames também deixava a desejar. Então hoje temos um laboratório próprio e montado, funcionando com o esforço de toda equipe!”, afirmou o prefeito durante a visita.

A legislação do Ministério da Saúde determina que unidades de saúde de alta complexidade tenham laboratórios próprios, o que antes não acontecia já que o serviço era prestado por uma empresa terceirizada que ficava fora do ambiente hospitalar.Além de cumprir a legislação, a chegada de um laboratório próprio para Teixeira de Freitas representa economia,somente no período de 01/01 à 06/04 de 2021 foi dispensado o valor de R$ 417.024,96 para a empresa terceirizada.

Atendendo a demandas de urgência e emergência, a equipe do laboratório será capaz de suprir a demanda com mais rapidez, já que os exames serão coletados pela mesma e o resultado será lançado em sistema integrado, que poderá ser acessado diretamente das unidades, evitando a demora entre a coleta, análise e entrega. Os equipamentos são de alta confiabilidade e de ponta, trazendo ainda mais segurança biológica.

O projeto do Laboratório Municipal foi feito pelo bioquímico responsável Nerilson Alonso: “hoje temos uma equipe de 27 pessoas alocadas para realizar um trabalho com qualidade e rapidez, e podemos com tranquilidade atender a demanda de Teixeira de Freitas e região” Afirma Nerilson.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde no número abaixo!
Secretaria de Saúde: (73) 3011-0999 / 3011-0985. Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas