Teixeira de Freitas: Verba com publicidade terá aumento de 100% em um ano

131

Prefeito de Teixeira de Freitas pretende gastar mais de 2 milhões com publicidade, verba é 100% maior que verba atual

Teixeira de Freitas – A pandemia do coronavírus mudou a realidade de muitas gestões públicas pelo mundo afora, muitas delas diminuindo os gastos e evitando gastos desnecessários, sobretudo aqueles que são feitos com serviços que não são considerados essenciais.

Mas o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, parece caminhar na contramão do restante do mundo, no quesito, contenção de gastos, pois quer aumentar os gastos com publicidade, elevando-o de cerca de um milhão e trezentos, para dois milhões e quatrocentos mil, um salto de 100%.

Belitardo pretende gastar cerca de 200 mil mensais com publicidade, caso realmente gaste os 200 mil, o gasto com publicidade chegaria a dois milhões e quatrocentos mil reais.

O mais interessante desta história é que há um contrato de publicidade em andamento com a W3 SOLUTIONS LTDA – ME, que desde o início da gestão vem cuidando da publicidade do prefeito Belitardo, em novembro de 2021 por exemplo o prefeito pagou a W3 108.350,40, se o valor mensal foi elevado a 200.000.00 praticamente vai dobrar o valor.

O aviso de licitação concorrência pública 001-2022, que está marcado para acontecer em 27/05/2022 às 8h30, já está publicado, caso não haja qualquer impedimento legal o valor do gasto com publicidade será reajustado, assim como pretende o prefeito.

O atual contrato de publicidade já sofreu diversas contestações, tanto pelo valor elevado, quanto pela forma como essa verba vem sendo distribuída.

Umas das contestações inclusive foi apresentada pelo sindicato da agências de publicidade o SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia).

Procuramos o vereador Joris de Gel pra saber o que o edil acha desse eminente aumento na verba de publicidade do município e observe o que disse o vereador “Sou contra o aumento com gastos de publicidade, uma vez que não sabemos a idoneidade de muitos veículos de comunicação que recebem mensalmente para prestar serviços a gestão municipal. Aprovamos o empréstimo de R$ 40 milhões porque foi explicado pela gestão a necessidade das obras de infraestrutura para tirar a cidade da lama e dos buracos, e trouxeram para nós a forma de pagamento desse crédito que será investido em acessibilidade e em praças para a nosso população. O dinheiro que a gestão vai usar para aumentar a publicidade, ela aplica em nossa saúde pública que está sendo um dos pontos mais frágeis da administração.” Ressaltou Joris de Gel.

Procuramos ouvir também o vereador Bruno Barbosa, que se manifestou da seguinte maneira “Vou seguir minha linha de trabalho, sou contra, no momento que nosso hospital está faltando insumos, medicamentos, o secretário de saúde vem a público falar que a culpa da falta de insumos é do Brasil todo, o raio X da UMMI continua quebrado, a Hemodinâmica continua fechada, o prefeito acabou de fazer uma festa gastando milhões, que poderia abrir a nova UMMI. Acabou de pedir um empréstimo de 40 milhões, para pagar com 67 milhões. Aí aumenta a verba de publicidade, quer dar publicidade ao que está fazendo, uma vez que poderia gastar na saúde, ou na educação, para abrir as escolas e as creches que estão fechadas em um ano e seis meses de gestão”, concluiu Bruno Barbosa.

Nossa reportagem também entrou em contato com a chefe de comunicação da gestão Marcelo Belitardo, a jornalista, Yara Lopes e fizemos a seguinte pergunta. Qual o interesse da gestão municipal em dar um salto nos gastos com publicidade num período pós-pandemia, já que o prefeito vem se queixando da falta de recursos e queda na arrecadação, inclusive tomando um empréstimo de 40 milhões?

Até o fechamento desta reportagem Yara Lopes não enviou a resposta da prefeitura, mesmo mostrando que iria responder, pedindo inclusive que marcássemos um prazo para que ela enviasse a resposta da comunicação.

Alguns serviços essenciais no município não tem sido feito e toda vez que é questionado o prefeito alega falta de recursos, o que causa estranheza é que agora o prefeito quer aumentar verba com publicidade, sem antes concluir ou iniciar as obras que a cidade precisa. Por Jotta Mendes