Teixeira de Freitas implantará Codes

422

Município será o terceiro do interior baiano a ingressar na Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social

Teixeira de Freitas – O município de Teixeira de Freitas, passará a contar com um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social a partir do próximo mês. O anúncio da criação do colegiado foi feito, oficialmente, na sexta-feira (26), pelo prefeito João Bosco, no evento de lançamento e assinatura do convênio entre o Sebrae e a Prefeitura para o Projeto de Desenvolvimento da Economia do município, que visa beneficiar as micro e pequenas empresas locais. “Em, no máximo, 30 dias, teremos a instalação e a primeira reunião do Conselho”, afirmou o gestor municipal.

O secretário de Saúde, Marcos Pinto; Edson Valadares, coordenador (Codes); e técnicos no Seminário de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Teixeira de Freitas.
O secretário de Saúde, Marcos Pinto; Edson Valadares, coordenador (Codes); e técnicos no Seminário de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Teixeira de Freitas.

Os últimos ajustes para a instalação do conselho municipal foram feitos durante o Seminário de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Teixeira de Freitas, realizado nos dias 24 e 25, que contou com a participação de Edson Valadares, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin). A previsão é que sejam nomeados de 30 a 40 conselheiros, oriundos dos mais diversos segmentos da sociedade civil teixeirense.

“Teremos representantes do empresariado, dos sindicatos de trabalhadores, de agricultores, das universidades, esportes, cultura, movimento de mulheres, negros, indígenas”, ressaltou o prefeito, lembrando que a cidade não tem o hábito de participação popular na gestão municipal. Segundo Bosco, o Conselho de Desenvolvimento não terá caráter deliberativo, sendo uma instância de consulta e aconselhamento. “Vamos inaugurar um mecanismo para ouvir a sociedade antes da tomada de decisões por parte da administração municipal”, disse.

Para o coordenador do Codes, a criação do conselho municipal será de extrema relevância devido à importância de Teixeira de Freitas para a região. Com pouco mais de 140 mil habitantes, Teixeira de Freitas é o polo central do Território de Identidade Extremo Sul, que possui forte desenvolvimento econômico, mas enfrenta sérios problemas sociais como a má distribuição de renda e dificuldade de acesso aos serviços públicos básicos. “O diálogo social, com a garantia de um processo participativo na tomada de decisões é a única forma de se suplantar as questões colocadas para o futuro dos municípios”, disse Valadares.

REDE – Teixeira de Freitas será o terceiro município do interior baiano a contar com um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Em março, as prefeituras de Ipirá e Conceição do Coité anunciaram a criação de instâncias semelhantes em suas estruturas administrativas. Tais colegiados integrarão a Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, lançada no final de 2012 por meio da Carta da Bahia, documento síntese do 1º Encontro de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros, ocorrido em Salvador. Fonte: Secretaria de Relações Institucionais – Serin.