Teixeira de Freitas ganha a sua 6ª emissora de rádio: Eldorado 98,9 FM

1287

A cidade de Teixeira de Freitas ganhou na sexta-feira (12/05), a mais nova emissora de rádio comercial da região. Trata-se da Rádio Eldorado 98,9 FM. Houve um evento de inauguração no próprio espaço da emissora com o oferecimento de um coquetel para os convidados

Na inauguração oficial da emissora no início da tarde de sexta-feira (12), a cerimônia foi bastante concorrida e reuniu as autoridades políticas mais importantes da região e do Estado. Entre os presentes esteve o vice-governador João Leão (PP); o senador da república Otto Alencar (PSD); o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito (PSD); o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde (PR); o deputado federal Paulo Magalhães (PSD); o deputado estadual Carlos Robson “Robinho” (PP); o prefeito de Alcobaça, Léo Brito (PSD), a prefeita de Prado, Mayra Brito (PP); o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho (PMDB); o prefeito Itamaraju, Marcelo Angênica e muitas outras autoridades públicas que prestigiaram o lançamento oficial da programação da mais nova emissora de rádio de Teixeira de Freitas.
A Rádio Eldorado 98,9 FM inicia suas operações com 3 Mil Watts de Potência em seu Transmissor e já está cobrindo as principais cidades do extremo sul da Bahia. O vice-governador da Bahia e secretário de Estado da Infraestrutura João Leão, elogiou a emissora e disse aos apresentadores Rafael Nunes e JB que o empreendimento é um presente para a região e lembrou que uma emissora de rádio é uma ferramenta poderosa de reivindicação popular.

O prefeito Temóteo Brito parabenizou a Família Guimarães em especial, os irmãos Sérgio e Gilmar Guimarães pelos investimentos e disse que a emissora chega para definitivamente democratizar as comunicações em Teixeira de Freitas e, ainda se dirigiu ao presidente do Grupo Eldorado, Sérgio Guimarães que o admira pela coragem e pela inteligência como empreendedor e como líder de potencial político.
“Esta emissora já começa com a grife do Grupo Eldorado e chega para fazer o diferencial em toda a região. Se concretiza aqui um grande sonho da família Guimarães”, afirmou o senador Otto Alencar, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal.
Já o deputado federal Paulo Magalhães que sempre foi dono de emissoras de rádio em Salvador e também é membro efetivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, se disse encantado com a estrutura da Rádio Eldorado FM. E assegurou que, a emissora será mais um canal de comunicação que chega para dinamizar a comunicação e fortalecer o rádio no extremo sul da Bahia, por ocasião que considerou o rádio como o veiculo mais importante, de maior penetração social e de melhor resultado no planeta.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) que no próximo mês de junho vai inaugurar a primeira rádio estatal da cidade gerida pelo Poder Legislativo, também elogiou os empresários Sérgio e Gilmar Guimarães que num só dia proporcionou alegria a milhares de pessoas. Primeiro permitindo com a Empresa Eldorado Construtora que o governo inaugurasse mil moradias para beneficiar mais de 6 mil pessoas de baixa renda e na sequência entrega ao público a Rádio Eldorado 98,9 FM que chega com o propósito de oferecer uma nova linguagem na comunicação e musical da região.
O empresário Sérgio Guimarães disse que a Rádio Eldorado FM não chegou só para contribuir e para presentear a região, mas também democratizar as comunicações de Teixeira de Freitas, ouvindo as versões, debatendo os assuntos de interesse da comunidade, formando opinião e contribuindo para o desenvolvimento. Sérgio Guimarães demonstrou sua satisfação de fazer parte de um projeto do mais alto nível que tem na sua programação o respeito pelo ouvinte quando toda sua programação será voltada para os assuntos de interesse local e com uma atenção especial ao povo cristão.
“Toda estrutura operacional foi preparada com muito carinho para levar informação e entretenimento à população. A Rádio Eldorado FM chega para ser a mais nova voz do extremo sul”, disse o empresário Sérgio Guimarães. A Rádio Eldorado seguirá uma linha musical clássica e só tocará música de qualidade e valorizará 50% da sua programação tocando músicas gospel.
A Rádio Eldorado 98,9 FM foi migrada da faixa do AM para operar em frequência modulada no Rádio FM. Em 2015 a mais tradicional Rádio Difusora 580 KHZ AM de Teixeira de Freitas, que pertencia a Família Pinto foi adquirida pelos irmãos empresários Sérgio Guimarães e Gilmar Guimarães e o processo de migração foi iniciado ainda naquele ano.
A migração das rádios AM para FM foi deflagrada por meio de um decreto assinado, em 2013, pela então presidente da república Dilma Rousseff. De acordo com o governo federal, 1.386 das 1.781 estações AM existentes no país já aderiram à migração, equivalente a 77% das emissoras que atuam nesta frequência. Até agora já foram 240 emissoras autorizadas migrar no Brasil, no extremo sul baiano, apenas a Rádio Difusora AM foi autoriza a migrar para o FM.
A Rádio Eldorado FM passou a operar com sua programação na sexta-feira (12), no entanto, a Rádio Difusora AM só será desligada definitivamente em 2022. O Rádio FM tem maior qualidade e menor custo de operação. Para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a faixa FM tem vantagens em relação à AM, entre as quais melhor qualidade de áudio, redução de custos de operação e manutenção e integração com aparelhos digitais, como tablets e celulares.
A Rádio Eldorado FM é a 6ª emissora de rádio comercial de Teixeira de Freitas. A 1ª foi a Rádio Difusora 830 AM; a 2ª Rádio Alvorada 990 AM; 3ª Rádio Caraípe 105,5 FM; a 4ª Rádio Cidade FM e a 5ª Rádio Sucesso FM. E no próximo dia 5 de junho, Teixeira de Freitas ganha a sua 7ª emissora de rádio oficial, desta vez será inaugurada uma emissora estatal da rede legislativa que é a Rádio Câmara 90,9 FM. Por Athylla Borborema.