Teixeira abre novo ciclo do Programa Despertar

252

Professores, coordenadores e convidados participaram na quinta-feira, 7 de abril, da abertura de mais um ciclo do Programa Despertar, edição 2016, uma parceria da Prefeitura/Secretaria de Educação e o SENAR – Bahia e outras entidades.
Na oportunidade, o secretário de Educação, Ariosvaldo Gomes, destacou que “temos sido exemplo de pioneirismo na sua aplicação [do Programa], prova de compromisso de uma cidade que cresce a cada quilômetro”. Teixeira de Freiras desenvolve o Despertar desde 2014.
O consultor/instrutor e também palestrante pela ÁSTER Educação, prof. mestre em educação científica, Roger Magalhães da Silva, reforçou os conceitos do programa, promovendo uma reflexão sobre os objetivos do projeto que visa “incentivar as crianças para a possibilidade de vida no campo”, palavras da coordenadora pedagógica das escolas do campo, Maria José.
Por esse motivo, a Prefeitura investe em reformas e ampliações dos espaços escolares do campo, e tem criado salas no turno noturno em diversos assentamentos, o que resulta em crescimento de 64%, desde 2013 e cerca de 18% ao ano de renovações de matrículas.Desenvolvido há 10 anos na Bahia, o Programa tem como objetivo promover educação voltada para a responsabilidade social, que alavanque mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental, tendo como público-alvo crianças e adolescentes das escolas do campo em um alvo claro; a possibilidade de permanência no campo. Fonte: Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas.