Suzano contribui para retirar mais de 97 mil pessoas da linha da pobreza em quatro anos

34

Companhia investiu R$ 28,6 milhões apenas em 2024 em iniciativas sociais que beneficiaram mais de 158 mil pessoas em oito estados brasileiros

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de eucalipto, alcançou avanços significativos em seu compromisso social ao longo do último ano. Apenas em 2024, iniciativas apoiadas pela companhia contribuíram para que mais de 45 mil pessoas deixassem a linha da pobreza, conforme revela o recém-lançado Relatório de Sustentabilidade da Suzano. Desde 2020, um total de 97.342 pessoas deixaram a condição de pobreza com o apoio da empresa, o que equivale a praticamente metade da meta traçada pela companhia, de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030.

Para conquistar esse objetivo, a companhia tem investido em soluções escaláveis, parcerias estratégicas, arranjos territoriais e coalizações, além de identificar oportunidades a partir da cadeia de valor. Somente em 2024, a companhia investiu R$ 28,6 milhões em iniciativas sociais que beneficiaram mais de 158 mil pessoas em estados como Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, São Paulo e Tocantis.

Para ampliar o impacto das iniciativas em curso ou por meio de novos projetos, a Suzano tem atuado com uma rede cada vez mais ampla de parceiros. Além dos investimentos próprios realizados em 2024, a companhia captou mais de R$ 32 milhões junto a parceiros como Ambev, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), USAID, Senai, VLI Multimodal, Organização francesa de Pesquisa e Cooperação Agronômica (Cirad), Fundação Banco do Brasil, Gerando Falcões, entre outros projetos de geração de renda com horizonte de aportes até 2027. De todos os beneficiados pelas iniciativas da companhia nessa frente, 65,5% são mulheres e 70% são pessoas pretas ou pardas, o que comprova o apoio dessas ações na promoção da diversidade e da inclusão e no combate às desigualdades estruturais. Empoderar mulheres e pessoas negras e pardas é essencial para a criação de uma sociedade mais igualitária, onde todas as pessoas tenham acesso a oportunidades e um futuro promissor.

O compromisso da Suzano na frente social também se estende à cadeia de valor, onde a companhia realiza a contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade em conjunto com suas diversas áreas internas e fornecedores. Na comparação com 2023, a companhia aumentou em 442% o número de empresas engajadas e que contribuíram para retirar pessoas da pobreza, além de aumentar para +22,5% a contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade social para suas operações.

“Os resultados que alcançamos nos últimos anos reforçam o nosso compromisso com a transformação social e o futuro das próximas gerações. A companhia mantém uma governança robusta no âmbito social para monitorar e garantir a eficiência de suas iniciativas, com foco em resultados concretos e impactos duradouros, e tem consciência de que grandes resultados nessa agenda só serão alcançados se houver colaboração e o engajamento de diversos outros atores da sociedade. Aos parceiros, o nosso agradecimento por embarcarem conosco em uma agenda transformacional para tantas regiões do País”, afirma Marina Negrisoli, diretora de Sustentabilidade da Suzano.

Em 2024, a companhia mensurou o impacto social dos investimentos realizados em 2023. O resultado foi um impacto de R$ 588 milhões e um retorno de 16,7 vezes o valor investido. Isso significa que, para cada R$ 1 investido, R$ 16,7 de valor social equivalente foi gerado para a sociedade.

Exemplo desse impacto social é a Rede Cidadã, que por meio do Projeto Trilha de Desenvolvimento, está promovendo uma mudança significativa em três estados brasileiros (SP, CE e ES). Utilizando uma metodologia estruturada, o projeto visa mobilizar, capacitar e inserir pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho. Com investimento de R$ 1,6 milhão, o Projeto Trilha de Desenvolvimento já beneficiou 21.243 pessoas por meio de oficinas de desenvolvimento socioemocional e profissional, além de oferecer apoio para a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis, incluindo jovens, mulheres, pessoas pretas e pardas, além do público LGBTQIAPN+. Em 2024, a iniciativa contribuiu para que mais de 7.000 pessoas saíssem da pobreza.

Os projetos sociais apoiados pela Suzano estão organizados em seis avenidas de atuação, dentre elas Extrativismo Sustentável, Reciclagem Inclusiva, Empreendedorismo, Redes de Abastecimento Territorial, Acesso a Emprego e Cadeia de Valor Suzano.

Para mais informações sobre essas e outras iniciativas da Suzano na agenda ESG, acesse aqui o Relatório de Sustentabilidade 2024 da companhia.

Sobre a Suzano 

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Por Edson Sodré / Jornalista / Assessor de Comunicação da P6 Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui