Sucesso ao “Luzes de Teixeira”!

466

Aquele que promete ser o maior Natal da Bahia, segundo nota da Prefeitura de Teixeira de Freitas, já começou a ser montado. O Natal “Luzes de Teixeira”, que irá de 6 de dezembro a 6 de janeiro de 2014, deixará as principais avenidas e praças da cidade ornamentadas com “arenas cenográficas que reproduzirão os principais ícones natalinos, recontando a história do Natal com seus personagens e mensagens. A proposta é criar um circuito onde a população e os visitantes poderão passear, contemplando a decoração e assistindo as diversas atrações simultâneas, ao mesmo tempo em que os ambientes terão iluminação especial. Para os passeios em família, as pedidas serão muitas, entre elas:  a casa do Papai Noel, a fábrica de brinquedos, as histórias da Vovó Noel, cantatas, presépios e outras tantas atrações”.

Ainda segundo a assessoria, teremos o Show de Luzes, em que cerca de 500 árvores serão iluminadas e 60 braços de luminárias distribuídos na av. Castelo Branco até a altura da CDL acrescentarão ainda mais brilho ao evento, que contará com seis portais luminosos. A Vila de Noel, uma minicidade cenográfica montada com fábrica de brinquedos e o Bom Velhinho contando histórias aos visitantes. Vila de Nazaré, com o tradicional presépio. O Eco Natal, “um projeto de educação socioambiental que visa despertar na sociedade o interesse pela reciclagem de resíduos e integrar os alunos da Rede Municipal ao evento”.  Mas, o que mais chamou a atenção e, de fato, traz em seu âmago o sentido do Natal, é o Projeto Social – Campanha Adote um Sonho, cuja “proposta é montar dentro da Vila de Noel um espaço para arrecadação de brinquedos para crianças assistidas por projetos e entidades sociais e/ou de benevolência. Para isso, o coordenador desta ação, mobilizará os responsáveis pelas entidades do município para que eles motivem as crianças assistidas a escreverem uma cartinha com seu pedido para o Papai Noel. Depois, estas cartas serão penduradas numa árvore que ficará dentro do espaço da campanha. O público terá acesso a elas e poderá adotar um, ou mais, destes sonhos. No ato da escolha, será preenchida uma ficha com dados de contato e indicação da data de entrega do presente no mesmo local. Estes brinquedos serão entregues pelo município numa ação de confraternização com estas crianças”.

Vejam a magnitude deste ato solidário. Indubitavelmente, se tudo que fora prometido se tornar realidade, teremos um Natal inesquecível, talvez, mais completo que o festejo em algumas capitais, onde o que prevalece é o interesse puramente pecuniário, comercial, em torno da data. Entretanto, ainda que apenas a “Campanha Adote um Sonho” fosse a proposta da atual gestão, já significaria que a importância do Natal renasceria em Teixeira de Freitas. Claro que, não podemos deixar de ver o marketing por traz deste grande projeto natalino, a visão de lucratividade em torno de um evento que trará um elevado número de visitantes à cidade, porém, o que deve prevalecer é que jamais fora oferecido às nossas crianças, tão carentes de sonhos e fantasia, a possibilidade de se encantar, sentir a magia do Natal, que deve ser alimentada sim, oras! Deixem que o tempo se encarregue de dizer para elas que Papai Noel não existe. Acreditem, pais, na hora certa, ela notará e entenderá, sem problemas.

Só nos resta seguir na espera, falta pouco, para vermos uma cidade natalina, um clima de paz que toda essa decoração confere ao ambiente e, o melhor, ver crianças sorrindo, apontando felizes o Papai Noel, as renas, os trenós etc. Nada é mais prazeroso que isso: o sorriso inocente de uma criança. Ele é capaz de suscitar os mais belos sentimentos em um adulto, e é disso que precisamos. Que seja sucesso o “Luzes de Teixeira” e que vire tradição.