Sou Natural de…
A Medida Provisória 776/2017 publicada na quinta-feira (27/4) no Diário Oficial da União (DOU) vai beneficiar milhares de famílias de regiões brasileiras que ficaram décadas sem registrar nascimentos. A partir de agora, os pais poderão escolher entre registrar o local de sua residência ou o local de nascimento da criança. O texto, assinado pelo Presidente da República, Michel Temer, altera a Lei nº 6.015/73, que dispõe sobre os registros civis públicos.
O fato é que…
Por longos anos, muitos cidadãos da região foram privados desse registro de nascimento na Bahia, uma vez que os partos eram realizados em Nanuque/MG, pois aqui no Extremo Sul não existia maternidade. Vale ressaltar que esse serviço passou a existir aqui em Teixeira de Freitas somente a partir da década de 1990, o que tem contribuído para o aumento populacional da cidade que faz cerca de 250 partos por dia somente na Unidade Maternal Municipal Infantil (UMMI).
Dentre as notícias
Ruins do dia a dia, me deparo com um boa que foi a cirurgia de transplante de coração da jovem teixeirense Daniela dos Santos Barbosa, 25 anos, moradora do bairro Estância Biquini. Daniela estava internada no Hospital Evangélico de Vila Velha e um dia antes de ser mandada pra casa, pois já não havia mais o que fazer dentro do hospital encontrou um doador compatível e o transplante ocorreu de forma satisfatória e ela recupera bem. É preciso acreditar sempre!
Consumo de maconha é maior entre jovens universitários
Os índices do consumo de maconha pela primeira vez entre estudantes universitários aumentaram drasticamente nos últimos três anos, alcançando os níveis mais altos registrados nas últimas três décadas. Em 2015, cerca de um a cada cinco estudantes universitários fumou maconha pela primeira vez. Estes resultados estão inclusos no estudo anual Monitoring the Future, que tem acompanhado o consumo de substâncias entre os jovens adultos nos últimos 36 anos.
Inquéritos ou petições
Quase 300 processos investigativos (inquéritos ou petições) relativos às delações da Odebrecht vão circular nas três instâncias do Poder Judiciário após a distribuição do ministro Edson Fachin na última terça-feira (11). Apesar da forte pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), o avançar das investigações agora depende muito mais do Ministério Público e das Justiças de primeiro e segundo grau.
Políticos com foro no STF
O ministro Edson Fachin, relator da ação, já instaurou os 76 inquéritos de políticos com foro privilegiado que foram pedidos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o que dá autorização imediata para o início das investigações. O processo, portanto, deixa o gabinete de Fachin e vai para a PGR (Procuradoria Geral da República), órgão supremo do Ministro Público Federal.
1000 casos de Meningite em 2016
A Doença Meningocócica Invasiva (DMI) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que possui 12 sorogrupos diferentes. Atualmente, cinco destes sorogrupos (A, B, C, Y e W) são responsáveis por quase todos os casos de DMI no Brasil e segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016, foram notificados 1.083 casos de doença meningocócica no país, sendo que as regiões Sudeste (640 casos) e Sul (185 casos) apresentaram os maiores números de notificações.
Pode levar a óbito
A doença meningocócica preocupa, pois pode levar a óbito, em média, uma pessoa a cada oito minutos no mundo. Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. Geralmente ela se manifesta como meningite, que é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Uma outra forma mais grave da doença é uma infecção direto no sangue, chamada de meningococcemia. Ambas podem ocorrer concomitantemente.
Santo Guimarães
Começou na quinta-feira, 27 de abril e vai até na terça-feira, (2/5), as assinaturas dos contratos das casas populares do Conjunto Habitacional Santo Guimarães. Os contratos estão sendo assinados na Secretaria de Habitação localizada na rua Liberdade, 525, Bela Vista, a partir das 8h. O Munícipio através da Secretaria de Habitação implantou um cronograma de forma que todos sejam bem atendidos, mas são necessários levar: Cópias e originais de RG e CPF do titular e cônjuge se houver; já os analfabetos devem comparecer com o procurador (arrogo), munido de documentos originais e xerox.