Sindicato patronal de Teixeira é referência na Bahia

557

Acontecerá nesta sexta-feira (9), em Teixeira de Freitas, um encontro entre os principais sindicatos patronais do sul e extremo sul da Bahia, onde se reunirão diretorias sindicais das cidades de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Cabrália, Eunápolis e Itamaraju, recepcionadas pelo Sincomércio, com o objetivo primordial de trocar experiências e discutir o modelo de gestão que tem resultado no crescimento do sindicato de Teixeira de Freitas.

Flávio Guimarães

“O Sincomércio, a nível de Bahia, é o 5.° sindicato no tocante às contribuições, número de associados e crescimento, e tem se tornado referência em todo o Estado devido aos métodos de atuação que têm mantido, agregando um número cada vez maior de empresas associadas, e garantido o melhor salário do comércio em toda a Bahia”, disse o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Teixeira de Freitas (Sincomércio), Flávio Guimarães.

No encontro serão discutidas cláusulas da convenção coletiva, que tratam de questões salariais e sociais quanto aos funcionários do comércio. “Não adianta os comerciantes quererem pagar um alto salário e depois ter que reduzir o quadro de empregados. Felizmente, nós conseguimos pagar o melhor salário do comércio em 2011, sem redução do quadro, e é sobre esse jogo de cintura que nós vamos debater e discutir”, afirmou o representante do Sincomércio.

“O que esses empresários vão fazer aqui é tentar entender o que acontece que o nosso sindicato cresceu tanto nos últimos anos, eles virão conhecer a nossa diretoria, as nossas ações, o nosso quadro de funcionários, a condução das negociações da convenção coletiva. Nós vamos passar a exportar agora a nossa forma de gestão, e nos sentimos honrados, pois é uma prova de que o trabalho está dando certo e que nós estamos conseguindo contribuir com a região”, expôs Flávio.

Esta reunião denota o reconhecimento da pujança do comércio local, e serve ainda como um convite à integração do comércio no Estado, propiciando a fomentação e crescimento com o partilhamento de métodos de investimento em pequena e grande escala. “Compartilhando dos mesmos sonhos, dos mesmos objetivos, será mais fácil compartilhar também vitórias, que beneficiem a toda a população baiana”, salientou o presidente do sindicato local.

O Sincomércio, há três anos, possuía quase 200 associados, hoje conta com mais de 2 mil, passa por um período de ampliação da base territorial, onde alcançará mais 14 municípios no extremo sul, possibilitando que a profissionalização e capacitação promovida pelo órgão atinja também a essas cidades, passando a ser o sindicato da região.

São ainda progressos notáveis e recentes por parte do Sincomércio, a construção de uma escola do Sesc, uma obra de R$ 18 milhões; a instalação da escola de capacitação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o recebimento de uma carreta do Senac, que também servirá para o aprimoramento e profissionalização dos trabalhadores no comércio, que passará por várias cidades no estremo sul.

“Isso tem mostrado que o sindicato está fazendo seu papel, e está dando retorno aos empresários, ele tem cumprido sua missão, a prova disso é que todos os dias recebemos mais associados, e é sobre como conseguimos esses progressos para a região que vamos discutir”, concluiu Flávio. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.