Em operação, o Aeroporto 9 de Maio terá voos regulares entre 50 e 100 passageiros.
Teixeira de Freitas – A cidade é detentora da maior rodoviária* do interior da Bahia, porém, a SINART, empresa que a administra, agora está direcionada para investimentos no aeroporto da cidade, qual, já foram investidos em torno de sete milhões de reais na construção da obra.
A empresa quer investir em benfeitorias no local para que o mesmo possa efetivamente funcionar, e pretende contar com o apoio da Aeronáutica, do Governo do Estado e da Prefeitura para possibilitar a aquisição de equipamentos contra incêndio, estação rádio e postos de abastecimento para aeronaves, que possibilitem a operação regular de vôos com aeronaves de médio porte.
Os valores em dinheiro para a revitalização do Aeroporto ainda não foram previamente quantificados, entretanto, os projetos já foram definidos, e a Prefeitura de Teixeira de Freitas, através de seus secretários e executivos, já se comprometeu com a realização e execução da seção contra incêndio, que é segundo o Superintendente da Divisão de Aeroportos da SINART, Carlos Roberto Rebouças, um equipamento de maior importância para o funcionamento deste. Quanto à estação rádio que instalada, facilitará a comunicação. Bem, como, para a implantação dos postos de abastecimento de combustível, pretende-se contar com o apoio da Suzano Papel e Celulose.
Segundo o Superintendente, o Aeroporto de Teixeira de Freitas, inaugurado em 1998 deverá entrar em operação tão logo sejam viabilizadas as parcerias. A empresa, que é administradora de vários terminais rodoviários, aeroportos e rede hoteleira, agora direciona sua visão empreendedora para o Aeroporto 9 de Maio, obra que precisa de mais três ou quatro milhões para entrar em operação com vôos normais. Na semana passada, o Aeroporto passou por uma vistoria feita por técnicos do DAC (Departamento de Aviação Comercial), DERBA e da própria Superintendência de Aeroportos, que numa primeira análise, confirmaram a viabilidade de funcionamento do Aeroporto para pouso de aeronaves Folker 100 e ATF 42, que são aviões para 50 passageiros, podendo pousar até com 100 em razão das boas condições da pista. Para tanto é tão somente necessário dotar o Aeroporto de um sistema contra incêndios e estação de rádio, pois a pista é de ótima qualidade e já dispõe de um bom balizamento, farol rotativo, biruta com sinalização elétrica para a noite e para operar vôos noturnos sem maiores preocupações, disse o superintendente. Redação do Jornal Alerta extraído do arquivo da edição impressa datada de 20 a 24 de julho de 2005. Aeroporto 9 de Maio (Foto: Alex Figueiredo).
Em tempo: O vai e vem da funcionalidade do Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas perpassa por várias administrações, tanto Estadual, quanto Municipal, tornando-se um verdadeiro imbróglio. Geram expectativas, algumas vezes concretizadas e de repente bum, param os voos sem a menor explicação aos usuários.
*detentora da maior rodoviária do interior da Bahia. Correção: era.