
Nova diretoria: Raimundo Magalhães (presidente), Fabiano Novais (conselheiro), Marcus Aurelius (conselheiro), Erivan Santana (secretário-geral), Arolda Figuerêdo (vice-presidente) e Joselito Júnior (tesoureiro) — Fotos: Divulgação
Entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026, os autores e autoras interessados podem se candidatar a uma das cinco cadeiras para Membro Efetivo e a uma das cinco cadeiras para Membro Correspondente da Academia Teixeirense de Letras (ATL). A convocação atende ao Edital de Preenchimento de Cadeiras, como manda o estatuto da instituição lítero-cultural.
Para se candidatar a Membro Efetivo, o interessado precisa residir em um dos 13 municípios que compõem o Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia, como Teixeira de Freitas, onde a ATL está sediada. Existem cinco cadeiras para serem preenchidas.
Para se candidatar a Membro Correspondente, basta que o candidato resida em um município baiano fora da região extremo-sul ou, evidentemente, tenha domicílio em outros estados brasileiros. Também são oferecidas cinco vagas.
Nessa primeira etapa, os candidatos devem proceder através do e-mail da ATL: [email protected] e cumprir alguns pré-requisitos para se candidatar, seja para Membro Efetivo ou Membro Correspondente.
Em primeiro lugar, o candidato deve enviar uma carta de apresentação ao presidente da ATL, Raimundo Magalhães, em formato de pdf, devidamente assinada, solicitando sua candidatura a uma das cadeiras.
Na carta, o candidato deve solicitar sua inscrição como candidato(a) a uma das vagas de Membro Efetivo ou Membro Correspondente da confraria. Vai apresentar as motivações que o(a) levaram a se candidatar; exporá as ideias e propostas que gostaria de desenvolver ou sugerir à ATL. Também vai demonstrar o tempo de atuação como autor(a) de poemas, contos, crônicas, romances, etc. Além disso, vai declarar que, se eleito, se comprometerá a participar ativamente das atividades da ATL.
Em segundo lugar, em outro arquivo pdf devidamente assinado (pode ser assinatura digital gov.br), os candidatos devem constar biografia completa: nome completo; gênero; data de nascimento; cidade, estado e país de residência; telefone para contato com Whatsapp; e-mail; um (01) texto literário de sua autoria.

Brasão da ATL (executado pelo Membro Honorário Elzo Bastos)
“Algumas informações complementares que serão consideradas para a análise e possíveis critérios de desempate: obras publicadas ou em fase de publicação; premiações literárias; participação em academias, grêmios ou associações literárias (indicar links e período de atuação); participação em antologias de textos (informar título e ano)”, informou o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.
A participação em grupos de literatura (indicar links e período de participação), bem como publicações de textos na Internet (indicar links) e endereços de site, blog ou perfis literários nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube), vão ser levados em conta pela Comissão Eleitoral. 
Antologia "ATL em Verso e Prosa!" (organizada pela confraria teixeirense)
“A Academia está completando seu primeiro decênio de fundação em 2026 e a admissão de novos membros – efetivos e correspondentes – é uma maneira de renovar os quadros, arejar a confraria e estreitar os laços com a comunidade”, afirmou o presidente de honra da ATL, Almir Zarfeg.
Recapitulando: as inscrições seguem abertas até 15/01/2026, via e-mail, sob os cuidados da Comissão Eleitoral. Em 31/01/2026, a Assembleia Eleitoral vai escolher os candidatos de sua preferência e, já no dia 02/02/2026, os nomes eleitos serão divulgados na imprensa regional e nas redes sociais. Lembrando que essa decisão é soberana e irrecorrível.
Os novos membros efetivos e correspondentes serão empossados, em 28 de fevereiro de 2026, durante Sessão Especial dedicada aos dez anos de fundação da Academia Teixeirense de Letras.
Acesse o site da Academia Teixeirense de Letras clicando aqui: www.atlba.com.br. Fonte: Redação — Vejaessa


