Seis membros da ATL são finalistas do Prêmio Off Flip de Literatura 2025

10
Seis membros da ATL são finalistas do Prêmio Off Flip de Literatura 2025
Registo de mais uma sessão solene da ATL: apoiando e premiando a arte da palavra – Fotos: Divulgação

Seis membros da Academia Teixeirense de Letras (ATL) são finalistas do Prêmio Off Flip de Literatura 2025 – edição especial de 20 anos. A lista dos finalistas foi divulgada na noite dessa sexta-feira (20) pelo Selo OffFlip, organizador do certame literário aberto à participação nacional nas categorias conto, crônica e poema.

São eles: Almir Zarfeg (crônica e poema), Arolda Figuerêdo (crônica), Athylla Borborema (crônica e poema), Cristhiane Ferreguett (crônica), Elias Botelho (crônica) e Erivan Santana (crônica e poema).Seis membros da ATL são finalistas do Prêmio Off Flip de Literatura 2025

Marilia Pancieri, Erivan Santana, Almir Zarfeg e Arolda Figuerêdo durante evento literário em Teófilo Otoni/MG

Esses acadêmicos ateelianos confirmaram, mais uma vez, que uma academia de letras pode ser mais do que o local de encontro de autores e troca de letrinhas e se transformar em um celeiro de pessoas dispostas a fazer e acontecer na literatura. O resultado disso é a publicação de obras e o destaque em eventos e prêmios literários no país e no exterior.

Neste ano de 2024, que se aproxima do fim, Arolda Figuerêdo autografou o livro de contos “Histórias da terra do mandamê” na Festa Literária de Paraty (Flip) realizada entre 9 e 13 de outubro; Athylla Borborema publicou “Os Guedes Borborema” pela Scortecci Editora; Enelita Freitas fez bonito com “Cirandas e rodopios – revisitando a cultura popular na terceira idade”; Erivan Santana acaba de chegar de Salvador, onde participou do 7º Encontro para Escritores Escolares e foi premiado pelo texto “Marcas, identidade e território”; Almir Zarfeg apresentou “Homem-gato, homem-feito” (romance de entretenimento) e “Mano a Mano, Bita a Bita” (infantojuvenil), ambos editados pela UICLAP, após ter se destacado no IX Festival de Poesia de Lisboa; e João Carlos de Oliveira ficou com o 1º lugar na chamada “Tchê!”, projeto literário encampado pelo Selo Off Flip. Só para ficar nesses exemplos, porque há tantos outros bem-sucedidos.

“Isso demonstra que, com boa vontade, confraria e disposição, é possível fazer literatura, publicar e competir regional e nacionalmente”, afirmou Almir Zarfeg, que é presidente de honra da ATL e, recentemente, virou embaixador cultural da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).

Seja com textos avulsos e/ou com obras completas, literárias ou ensaísticas, os acadêmicos da ATL estão fazendo bonito há quase uma década e dando visibilidade à produção literária e artística teixeirense. A parceria com instituições do ramo, como Coletivo das Artes Motirô, Rede de Integração Cooperativa das Academia de Letras da Bahia (RICA) e Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), tem feito a diferença.

Seis membros da ATL são finalistas do Prêmio Off Flip de Literatura 2025

“O Prêmio Castro Alves de Literatura, realizado pela ATL e com inscrições abertas até 31 de dezembro, incentiva, apoia e premia os textos escritos pelos acadêmicos e pelos autores teixeirenses e regionais”, informou o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.

Voltando ao Prêmio Off Flip de Literatura 2025, cuja lista de vencedores será divulgada em 20 de fevereiro de 2025, ele premiará os primeiros colocados em cada gênero com R$ 33 mil, além de estada em Paraty durante a Flip 2025.

“Uma grata surpresa saber que somos finalistas dessa premiação tão disputada e desejada por todos. Isso, sim, é um belo presente de Natal”, comemorou Cris Ferreguett. Fonte: Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui