Secretário da Educação visita assentamentos no Extremo Sul e discute melhorias para a Educação no Campo

420

Com o objetivo de estreitar ainda mais a relação com gestores, professores e estudantes da rede estadual e colher demandas da comunidade escolar, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, cumpre um agenda de visitas a escolas em cidades do Extremo Sul. Nesta segunda-feira (17), Pinheiro esteve em dois assentamentos rurais. O secretário visitou o Colégio Estadual do Campo Karl Max, no Assentamento 40-45, localizado no município de Alcobaça (841 km de Salvador), e a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no Assentamento Jaci Rocha, no município de Prado (792 km de Salvador). Na oportunidade, ele dialogou sobre a Educação do Campo com a comunidade escolar e com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Além de realizar um diagnóstico sobre questões como infraestrutura das unidades escolares, o diálogo com a comunidade escolar visa, sobretudo, a adoção de medidas com foco no eixo pedagógico das escolas. No Assentamento Jaci Rocha, além de visitar a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, o secretário debateu, com professores e militantes do MST, a ampliação da oferta do ensino aos moradores do território. “Precisamos que sejam apresentadas as demandas da comunidade para que possamos apoiar as atividades. A escola é referência e estamos dispostos a ouvir os projetos que eles têm que nos apresentar. Portanto, queremos dar início a todos os projetos até junho, seja na parte pedagógica ou nas áreas estruturais”, afirmou Pinheiro.

Em Alcobaça, no Assentamento 40-45, o secretário percorreu as instalações do Colégio Estadual do Campo Karl Max e destacou algumas intervenções que serão encaminhadas. “Percebemos que a unidade precisa de reparos importantes como o abastecimento de água, assim como a quadra de esportes e a ampliação de salas. Também ficou definida a cobertura de uma área externa que poderá ser utilizada como local para apresentações artísticas”, afirmou o secretário.

Pinheiro está acompanhado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Jeandro Ribeiro, pelo superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, pelo coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto Bittencourt, e por Aurélio Pires, coordenador Executivo de Infraestrutura da Rede Física da Secretaria da Educação do Estado. Nesta terça-feira, a equipe continuará com a agenda no Extremo Sul, para o diálogo sobre Educação Indígena com estudantes e professores indígenas do território. Fotos: Suami Dias. Por ASCOM da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.