Secretaria de Saúde e USFB realizam Aula Magna do programa de Residência Médica em Teixeira

47
Compartilhar

Teixeira de Freitas – Na terça-feira, (11/4), foi realizada no Auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas a Aula Magna do Programa de Residência Médica, feita conjuntamente entre a Prefeitura Municipal através da Secretária de Saúde e a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.
Estiveram presentes o palestrante, decano do Centro de Formação de Ciências da Saúde da UFSB – Campus Paulo Freire, Luís Henrique Guimarães; o prefeito municipal Temóteo Alves Brito; secretário de Saúde, José Archângelo Depizzol; Coordenadora da COREME – Residência Médica, dra. Simone Lígia; Médica pediatra, professora adjunta do curso de medicina da UFSB, dra. Márcia Moraes, Hermon Freitas (secretário da Educação), Rita de Cassia Pedrosa (coordenadora estadual de transplantes da Sesab) e o médico Nefrologista, supervisor do programa Mais Médicos, Evan Pereira.
Na ocasião, o secretário de Saúde, José Archângelo, falou sobre a formatura da primeira turma de Residência Médica da gestão e enfatizou que: “ter escolhido Teixeira para atuar não podia ser mais gratificante, principalmente para vocês que vão contribuir para a melhoria da saúde dos pacientes do Hospital Municipal”, disse se referindo aos médicos advindos de várias regiões da Bahia, além disso, em breve teremos a inauguração da Policlínica e eles se somaram esforços no sentido de que possamos ter saúde com mais qualidade.
Já a coordenadora do COREME, Simone Lígia, emendou: o Programa, além de trazer jovens médicos que já estão instalados na cidade, traz Ciência. Segundo a coordenadora, 15 médicos já estão em Teixeira, e completa o curso de graduação e pós-graduação, que já estão disponíveis na UFSB. “a caminhada foi árdua, mas sabemos que será mais árdua ainda quando surgirem algumas dificuldades na profissão, mas serão vocês que levarão o nome de Teixeira para onde forem, vocês serão o nosso futuro e vão cuidar da saúde de nossas famílias! Boa sorte”.
Em entrevista ao site Liberdadenews o prefeito Temóteo Brito, disse que as denúncias sérias e críticas construtivas são essenciais, e serve até de incentivo, mas falácias, não contribuem em nada para Teixeira. “Sempre lutei e continuarei assim até o final do mandato, vou lutar pela saúde, educação, para cada dia melhorar a qualidade de vida da população teixeirense, assim como vocês, não mais acadêmicos, mais novos profissionais”, destacou.
O professor e palestrante, Luís Henrique Guimarães, falou sobre sua experiência profissional e também de algumas frustrações por não conseguir salvar alguns pacientes, “todos vocês vão passar por isso, mas tenham certeza, vocês são os profissionais que Teixeira esperava, então façam o seu melhor e doem o seu melhor”, finalizou o palestrante. Compilações.

Compartilhar

Faça um comentário!