Secretaria de Saúde de Itanhém e Igreja Adventista promoveram cadastramento de doadores de medula óssea

268

A Prefeitura de Itanhém, através de sua Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, promoveu, na terça-feira (16/06), a campanha “DOE VIDA, DOE MEDULA ÓSSEA”. A ação aconteceu na Câmara de Vereadores de Itanhém e contou com a realização do HEMOBA de Teixeira de Freitas, para fazer a coleta.
Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos e que esteja em bom estado de saúde, ou seja, que não tenha doenças infecciosas ou incapacitantes, pode doar medula óssea.
Ao chegar à Câmara de Vereadores, as pessoas interessadas receberam mais informações sobre a doação de medula óssea. Munido de documento oficial com foto, o doador preencheu o cadastro e, logo depois, foi feita a coleta de uma pequena amostra de 5 ml de sangue.
Com esta amostra, serão feitos testes para identificação das características genéticas e verificação de compatibilidade com os pacientes que necessitam do transplante de medula óssea..
Após os testes, os dados dos novos doadores são incluídos no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que faz o cruzamento com dados dos pacientes que necessitam de um transplante. Caso haja compatibilidade, o doador é contatado para a confirmação do desejo de fazer a doação e avaliação de seu estado de saúde.
De uma forma simples e rápida, é possível se colocar à disposição para ajudar os pacientes que aguardam esperançosos uma chance de cura. A doação não traz nenhum risco ao doador, pois, em pouco tempo, sua medula estará completamente regenerada.
Na cirurgia, a medula óssea é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. De acordo com especialistas, elas se recompõem em apenas 15 dias.
Segundo o INCA, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. “Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte”, informa o órgão.
A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. A campanha ainda teve o apoio da Câmara de Vereadores, Colégio Polivalente de Itanhém e Clube de Desbravadores. Fonte: Ascom de Itanhém.