Secretaria de Meio Ambiente intensifica ações para preservação de nascentes

234

Teixeira de Freitas – O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, e, em respeito à data e à sua importância, a Prefeitura/Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas intensificou suas ações desde o início do ano para preservação dos rios e recuperação de nascentes no município. Além disso, haverá programação exclusiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em alusão à data.

Conscientização das comunidades para o descarte correto dos resíduos e preservação da natureza
Conscientização das comunidades para o descarte correto dos resíduos e preservação da natureza

Para o trabalho de intensificação das ações, a Secretaria conta com o apoio de estudantes e trabalha diretamente com a população. De acordo com o secretário Arnaldo Ribeiro, “a população é nosso parceiro mais importante.”

A atividade da secretaria se desenvolve de várias maneiras, uma delas é através de palestras para conscientização das comunidades, para o descarte correto dos resíduos e preservação da natureza.  Outro importante trabalho é a coleta de pneus, com o apoio de empresários ligados ao seu uso, que são posteriormente enviados à reciclagem e reutilização, quando são transformados, por exemplo, em lixeiras.

A revitalização do Córrego Charqueada está recebendo atenção tanto em sua nascente, que foi alvo de reflorestamento com o plantio de árvores, como no leito, que passou recentemente por trabalho de despoluição. “Nós estamos trabalhando para recuperar o que foi destruído e para evitar que isso aconteça em outras áreas ou volte a se repetir”, destacou o secretário “Arnaldinho”. Fonte: Sulbahianews.