Secretaria de Esporte e Lazer concede coletiva à Imprensa

219

Teixeira de Freitas – A Secretaria de Esporte e Lazer do município de Teixeira de Freitas concedeu, na tarde de quarta-feira (21/5), uma coletiva de imprensa para discorrer sobre ações importantes envolvendo o esporte no Município.

Projeto “Esporte é Futuro” abre novo polo no bairro Liberdade I‏.
Projeto “Esporte é Futuro” abre novo polo no bairro Liberdade I‏.

O primeiro assunto abordado foi a participação da seleção de Teixeira de Freitas na Copa do Descobrimento, em que o selecionado ficou com o título de vice-campeã. Segundo o secretário Fernando Luca de Melo, a avaliação é positiva diante da campanha desempenhada pela seleção, principalmente com o trabalho realizado pelo professor Josa, que realizou um trabalho à frente doelenco com o total de 17 jogadores, comandado por ele nessa nova fase do futebol teixeirense. Ainda de acordo o secretário, esse grupo de atletas será chamado para fazer parte da seleção no Intermunicipal de 2014.

O coordenador de Esporte Amador, conhecido como “Nenzão”, disse que agora o próximo objetivo é reavaliar a equipe e dar continuidade ao trabalho visando ao Intermunicipal.

O outro assunto abordado foi a respeito da Taça Bahia de Futsal, evento estadual realizado pela Federação Baiana de Futsal, que começa a acontecer neste final de semana no Ginásio de Esportes em Teixeira de Freitas. A competição teve início nesta sexta-feira (23/5), às 20 horas, com dois jogos. No sábado (24/5), às 14h30m, teremos mais dois jogos; às 20 horas, mais dois. A grande final acontecerá no domingo (25/5), às 9h30m da manhã, no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, com entrada franca.

Observando que a equipe de Teixeira de Freitas é a atual campeã do Estado na modalidade, quando em 2013 venceu uma das melhores equipes do Nordeste, o selecionado deLuís Eduardo Magalhães.

Segundo o treinador Ulisses, a equipe está-se preparando para a competição, e a meta é buscar o bicampeonato. Afirmou que jogadores em nível de Estado vão compor a equipe, que se apresentará no final de semana.

Segundo informou o secretário Fernando Luca de Melo, as equipes entrarão em quadra com o escudo do Serrano, com o objetivo de atrair investidores para a modalidade, para que, assim, possam repetir o mesmo sucesso da equipe do último ano. Neste primeiro zonal, teremos a participação do Serrano Profissional, Serrano sub-20, Ibirapuã, Alcobaça e Caravelas. A intenção do secretário é trazer a decisão do Campeonato Baiano de Futsal de 2014 para Teixeira de Freitas.

Já o presidente da Liga de Futsal, Jaelson Simões, o popular “Baleia”, disse que o futsal de Teixeira de Freitas passa por um momento importante de reestruturação e construção de uma base sólida e sustentável, que nada poderá interromper o projeto do futsal. Depois que a Liga passou por um período de dois anos sem realizar nenhuma competição, neste ano, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, irárealizar grandes eventos, a exemplo da Copa Juninho e do Campeonato Municipal Feminino e Masculino, além de um grande projeto que será entregue à Secretaria de Esportes para o ano de 2015.

ProjetoEsporte é Futuro

Além dos eventos anunciados, o secretário aproveitou a oportunidade para dizer acerca doprojeto “Esporte é Futuro”, que está em execução e foi lançado oficialmente na quinta-feira (22/5), na quadra da Escola Amigos de Aracruz, no bairro Liberdade.

Segundoinformou o secretário, o projeto tem por objetivo atender crianças dos bairros periféricos da cidade, em que serão ensinadas modalidades esportivas, educação alimentar, acompanhamento psicológico e educacional às famílias das crianças participantes. Atualmente, mais de 700 crianças já estão sendo atendidas em três núcleos, com todo o suporte educacional, uniformes e material esportivo.A intenção é que, até meados de 2015, todos os bairros e distritos sejam alcançados pelo projeto.

No município, o projeto visa a atender 1.500 crianças e jovens nos núcleos dosbairros Liberdade, CSU, Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, Nova América, Tancredo Neves, João Mendonça, Ulisses Guimarães, e os distritos/povoados Santo Antônio, Cachoeira do Mato, Duque de Caxias, Jardim Novo, Vila Marinha, com idade entre 6 a 17 anos, de ambos os sexos, visando a oferecer-lhesfutebol, voleibol, handebol, caratê e capoeira.

O objetivo geral do projeto é, através do esporte, com a intervenção dos facilitadores, entidades cooperadoras e assistentes sociais,educar, evangelizar e orientar para um caminho que leve os jovens e crianças a um futuro digno e justo.

O secretário finalizou a coletiva agradecendo o apoio irrestrito da Imprensa ao desporto em Teixeira de Freitas e disse que ela tem um papel importante no esporte, pois colabora e difunde as práticas esportivas desenvolvidas pelo município, à disposição de toda a comunidade.