Mucuri – A Câmara Municipal de Mucuri realizou na manhã desta quinta-feira (09/10), uma importante reunião interna da Comissão de Administração Pública, Justiça e Redação, que teve como pauta principal o debate sobre o Projeto de Lei nº 006/2025, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal no município.
Entre as autoridades convidadas, esteve presente o secretário municipal de Agropecuária e Pesca, Jocélio Oliveira Brito, o popular “Célio Pebas”, que representou o Governo Municipal no encontro. Também participou como convidada especial a médica veterinária Winny Silva Moreira, coordenadora do serviço de inspeção do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (CONSTRUIR), que contribuiu tecnicamente com informações sobre o funcionamento e a importância do sistema de inspeção regional.
A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Roberto Silva dos Santos Júnior (UB), e contou ainda com os membros Carlos Brito “Carlinhos da Ótica”, vice-presidente, e Paulo Gomes “Paulo do Carvão”, secretário. O debate também reuniu outros parlamentares, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Hélio Alvarenga, e os vereadores Dema Ferreira, Pâmela Seixas, Geneval Pereira “Valzinho Embalador”, Felipe Pereira “Felipe do Ônibus”, Fernando Batista “Fernando da Gazzinelli”, Edilson Silva “Sula” e Ediney Alves “Diney Drinks”.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri, Jocélio Oliveira Brito, o “Célio Pebas, o Projeto de Lei em discussão tem como objetivo regularizar e garantir a qualidade sanitária dos produtos de origem animal produzidos e comercializados no município, assegurando que obedeçam aos padrões exigidos pela legislação nacional. Além de promover a segurança alimentar e a saúde pública, o Projeto de Lei encaminhado ao Legislativo pelo prefeito Robertinho, pretende, sobretudo, impulsionar a economia rural, atendendo aos pequenos produtores que necessitam do selo de inspeção municipal para comercializar seus produtos tanto no mercado local quanto em outros municípios da região.
Conforme a coordenadora do serviço de inspeção do Consórcio CONSTRUIR, a médica veterinária Winny Moreira, o projeto é considerado de extrema relevância para o desenvolvimento de Mucuri, pois alinha o município às boas práticas já adotadas em diversas cidades vizinhas. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vai abranger produtos rurais, estabelecimentos comerciais e industriais, com regras específicas para cada tipo de produto e classificação comercial e, fez uma demonstração aos parlamentares de outros exemplos já bem sucedidos na região, como nos municípios de Itamaraju, Jucuruçu, Vereda, Ibirapuã e tantos outros.
Para o vereador Roberto Junior, presidente da Comissão de Administração Pública, Justiça e Redação da Câmara Municipal, ao final da reunião que presidiu, destacou que a proposta representa um avanço significativo para a agropecuária mucuriense, promovendo valorização dos produtores locais, fortalecimento da economia rural e proteção à saúde dos consumidores, que passarão a ter acesso a produtos com garantia de procedência e qualidade. No entanto, o vereador Roberto Junior sugeriu que antes do projeto receber parecer técnico e ir ao plenário para votação, que irá convocar visitas técnicas em outros municípios e um debate público com os produtores rurais do município de Mucuri como forma de inserir à população na discursão do Projeto de Lei, pois considera a matéria importante para o desenvolvimento rural local.O presidente da Câmara Municipal de Mucuri, vereador Hélio Alvarenga, ressaltou a relevância do encontro e a importância do Projeto de Lei que institui o Serviço de Inspeção Municipal, enfatizando que a iniciativa representa um passo decisivo para o fortalecimento da economia local e para a valorização dos produtores rurais do município. Segundo ele, a criação do SIM vai garantir mais segurança alimentar, qualidade nos produtos de origem animal e novas oportunidades de comercialização para quem vive do campo. “Essa é uma pauta que une o Legislativo e o Executivo em torno de um mesmo propósito: assegurar que Mucuri avance com responsabilidade, com respeito à saúde pública e com incentivo à produção rural de forma sustentável e regulamentada”, afirmou o presidente Hélio Alvarenga. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri