Encontros de escuta territorial e diagnósticos acontecem entre 2 a 6 de dezembro, em Itamaraju, Porto Seguro e Eunápolis

Em diversas comunidades do Extremo-Sul da Bahia, a agricultura familiar é mais do que sustento: é cultura, história e o que movimenta a vida de centenas de famílias que cultivam a terra com dedicação diária. Se empreender em área urbana já é por si um desafio, as comunidades rurais também têm uma jornada de lutas e vitórias. Ao pensar nessa realidade e no potencial produtivo da região, o Sebrae em Teixeira de Freitas promove um circuito de oficinas que buscam ouvir de perto as necessidades dos agricultores, reconhecer suas conquistas e construir, junto com eles, caminhos para fortalecer a produção e ampliar oportunidades.
As oficinas “Desafios e Oportunidades: Planejamento com Produtores Rurais” acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro, passando por quatro comunidades: Assentamento Bela Vista, em Itamaraju (2/12); Assentamento Paulo Colombiano, em Porto Seguro (3/12); Comunidade 2 de Julho, em Eunápolis (4/12); e Associação Comunitária da Agricultura Familiar Catarina Galindo, também em Porto Seguro (6/12). As inscrições são gratuitas e realizadas diretamente com as lideranças dos Assentamentos.
As oficinas têm como objetivo criar um espaço de troca, onde os produtores possam compartilhar o que vem dificultando o trabalho no campo, discutir novas oportunidades e construir, de forma coletiva, soluções para melhorar a produção, o acesso ao mercado e as condições de trabalho no dia a dia.
Segundo o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, o ano se encerra com projetos importantes, mas, já se vislumbra o ano de 2026 com ideias de como atender outros públicos, diversificando as formas de atuação. “Com esses encontros, iniciamos um processo de estudo de algumas comunidades rurais, para compreender as oportunidades de apoiá-las estrategicamente, seja em planejamento, em ações de formação, e outras soluções que o Sebrae dispõe. No primeiro semestre de 2026, retornamos com um relatório desse diagnóstico para as comunidades, de forma assertiva, começando a atender seja com treinamentos e orientações, por exemplo”.
Serviço
O que: Desafios e Oportunidades: Planejamento com Produtores Rurais
– Eunápolis
Onde: Comunidade 2 de julho
Quando: 4 de dezembro às 8h30,
Inscrições: Lista manual com as lideranças do Assentamento
– Porto Seguro
Onde: Assentamento Paulo Colombiano
Quando: 03 de dezembro, às 15h
Inscrições: Lista manual com as lideranças do Assentamento
Onde: Assentamento Catarina Galindo
Quando: 06 de dezembro, às 15h30
Inscrições: (clique aqui). Por Milka Morais para ML Comunicação


