Sebrae lança projeto de desenvolvimento econômico teixeirense

329

Um dos maiores projetos do Sebrae na Bahia será aplicado em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas – O coordenador da regional do Sebrae de Teixeira de Freitas, Alex Silva de Brito, falou sobre o Projeto de Desenvolvimento da Economia de Teixeira de Freitas que está em fase de assinatura, em um convênio com a Prefeitura, e que vem sendo discutido com o prefeito João Bosco, o secretário Walter Barbosa (da Secretaria de Indústria e Comércio) e alguns outros secretários. Essa parceria se deve ao fato de ter ações que são convergentes para as duas instituições.

Empreendedor individual

O projeto de desenvolvimento, segundo o coordenador, é um dos maiores projetos em termo de volume de ação e de recursos a ser realizado pelo Sebrae no Estado da Bahia. A coordenadoria não quis dar detalhes do orçamento, mas, garante que em breve leva a público. O projeto visa, além da qualificação empresarial em suas diversas esferas, o empreendedor individual, que é aquele que fatura até 60 mil reais por ano, a micro empresa – que fatura de 60 mil reais a 360 mil reais – e também a pequena empresa, que fatura de 360 mil a 3.600.000,00 mil reais.

Dentre os objetivos, está a promoção de grandes eventos, aumentando economia de Teixeira, atraindo visitantes, e dando lazer aos cidadãos. Há exemplo do Festival Gastronômico e das Feiras de Negócios. Mas, também prever o apoio a eventos que já acontecem, como o Destaque Empresarial, e a continuação da realização do circuito empresarial.

O projeto abarca, ainda, a realização de um Senso Empresarial para ter dados sobre o comércio da cidade, como número de funcionários, faixa salarial, quantidade de estabelecimentos. Isso ajudaria o empreendedor a entender o mercado teixeirense, fazendo um raio X na cidade em termos econômicos.

Fomenta – Outras ações visam intensificar o trabalho de capacitação profissional. Dar uma atenção especial ao empreendedor individual, que consistiria de atendimento desde a consultoria, a qualificação e seminário de grande porte que se pretende promover, e está sendo discutida com parceria com as faculdades Fasb e Pitágoras. E consultorias à implementação da lei geral da micro e pequena empresa de Teixeira de Freitas a ser feita pela prefeitura.

Outra ação, é a “Fomenta” – um evento com empresários da região do Extremo Sul, que viriam para Teixeira de Freitas discutir sobre compras públicas.

Por meio da prosperidade do empreendedor, tanto para quem quer ampliar, quanto para quem quer abrir um novo negócio, o projeto tende a gerar mais emprego e renda. Ou seja, o projeto pensa nos empresários que já estão no mercado, e também naqueles que pensam vir a investir na região, abrir o seu negócio.

Teixeira é a quarta economia que mais cresce no Estado da Bahia, e , segundo Alex S. Brito, por ser essa cidade, que é referência na região, receber pessoas que vêm fazer compras, investir, gastar e pela sua pujança, pela pulsão de sua economia, receberá o incentivo para o seu crescimento pelo Sebrae. Trabalho que já vem sendo aplicado em outras cidades da região, como Caravelas e Itamaraju.