Meu bebê está com placas brancas dentro da boca. O que pode ser isso?
Isso pode ser sinal de ser sapinho, uma infecção pelo fungo chamado Candida albicans. Aparecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e, às vezes, na língua do bebê.
É um problema mais comum em bebês de até 2 meses de idade, mas pode dar em crianças mais velhas também.
O fungo está presente no sistema digestivo de todo mundo, porém, quando há um desequilíbrio, essa presença se transforma em infecção. Os principais causadores desse desequilíbrio são mudanças imunológicas ou hormonais, acidez dos alimentos ou o uso de antibióticos – seja pelo bebê ou pela mãe, no caso de criança que mama no peito.
Como saber se é mesmo sapinho?
Se houver uma camada branca na língua do bebê, e em nenhum outro lugar, provavelmente é apenas resto de leite. As lesões da candidíase oral são mais comuns nas laterais da boca. O primeiro sinal pode ser o fato de o bebê chorar quando mama ou quando chupa a chupeta. Outras vezes, porém, o bebê pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade, mas, mesmo assim, o aleitamento fica prejudicado.
Caso você desconfie que seu filho está com sapinho, procure as placas brancas características do problema. Lave bem as mãos, cubra o dedo com uma gaze e toque numa das lesões, para ver se ela sai. Muitas vezes ela não sai, mas, se sair, deixará uma área bem vermelha no local onde estava, e pode sangrar um pouco.
Como se trata a candidíase oral?
Consulte o pediatra se achar que seu filho está com sapinho. Ele pode receitar um medicamento antifúngico. A infecção leva até uma semana para ir embora. Às vezes, os médicos recomendam a aplicação de uma pomada antifúngica nos mamilos da mulher caso ela esteja amamentando, para que a infecção não fique passando do bebê para a mãe e da mãe para o bebê. Continua.