Mucuri – Uma parceria do Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Mucuri foi possível viabilizar a nova chegada da ação itinerante da Carreta do SAC Móvel no município que começou o atendimento nos dias 14 e 15 na cidade de Mucuri e só terminou no final da tarde desta terça-feira (19/08), após três dias de atendimentos inteiramente gratuitos no Mercado Municipal do distrito de Itabatã. O horário de funcionamento do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão iniciava sempre às 07h30 e concluía às 17h.
Segundo o servidor estadual Levi Almeida, coordenador do SAC Móvel, os serviços disponíveis foram: a expedição de antecedentes criminais, cadastro de pessoas físicas, recadastramento de aposentados e pensionistas do Estado, atendimento inicial do Procon, PLANSERV, SPM, Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e em especial, Carteira de Identidade Nacional (CIN). Durante os cinco dias, que o SAC Móvel esteve no município de Mucuri, foram realizados 826 atendimentos. Da primeira vez que o SAC Móvel passou pelo município, entre os dias 03 e 09 de abril de 2024, foram realizados na época 759 atendimentos.
Desta vez, somente na cidade de Mucuri foram 375 atendimentos e segundo Rosthand Loures da Silva, diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mucuri, mais uma vez o SAC Móvel promoveu uma demonstração clara de compromisso com a cidadania e com a qualidade do serviço público. “Em parceria com a Prefeitura de Mucuri, o Governo da Bahia trouxe para mais perto da nossa população atendimentos essenciais, que muitas vezes exigiriam deslocamentos longos e custosos. Essa iniciativa fortalece o desenvolvimento social e econômico do município, porque garante agilidade na emissão de documentos, acesso a serviços importantes e melhora a vida de quem mais precisa”, salientou Rosthand Loures.
Para o diretor Jeriel Silva Veiga, responsável pelo Departamento Municipal de Modernização Administrativa de Mucuri, ter recebido o SAC Móvel em Itabatã, mais uma vez, foi um marco muito importante para a comunidade. “Os serviços oferecidos aqui, com registro de 451 atendimentos, foram fundamentais para a população, porque facilitaram o acesso a documentos e atendimentos que muitas vezes exigiriam viagens longas até outras cidades. Essa iniciativa demonstra sensibilidade e compromisso com a cidadania, garantindo praticidade, economia de tempo e dignidade no atendimento. A gestão do prefeito Robertinho tem trabalhado para trazer cada vez mais benefícios como este, que impactam diretamente na vida das pessoas e reforçam a modernização e eficiência da nossa gestão pública”, salientou Jeriel Veiga.
O coordenador Levi Almeida destacou que o SAC Móvel é uma das mais importantes ferramentas do Governo da Bahia para garantir cidadania e inclusão social. Por meio dele, o Serviço de Atendimento ao Cidadão consegue chegar até os pequenos municípios, povoados e distritos do interior do Estado, levando comodidade e acesso facilitado a serviços essenciais, como emissão de documentos, orientações e registros indispensáveis ao dia a dia da população. Levi ressaltou ainda que a presença do SAC Móvel nessas localidades reafirma o compromisso do Governo com a igualdade de oportunidades e com a descentralização da prestação de serviços públicos, permitindo que milhares de pessoas, que antes precisavam se deslocar grandes distâncias, possam exercer plenamente seus direitos sem sair de suas comunidades. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

