Rússia pronta para concessões em ‘trocas de terras’ com a Ucrânia, diz Witkoff

9

O enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Moscou fez uma mudança “significativa” em suas demandas durante a cúpula do Alasca

Rússia pronta para concessões em 'trocas de terras' com a Ucrânia, diz Witkoff

A Rússia agora está pronta para fazer certas concessões como parte de “trocas de terras” com a Ucrânia, afirmou o enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff. Trump se reunirá com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, e vários líderes da Europa Ocidental na Casa Branca na segunda-feira, em uma tentativa de chegar a um acordo de paz entre Moscou e Kiev.

Na sexta-feira, Trump conversou com seu colega russo, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca, com os presidentes expressando otimismo cauteloso de que houve progresso em direção a uma resolução do conflito na Ucrânia.

Witkoff disse à CNN no domingo que, durante a cúpula do Alasca, a delegação russa “fez algumas concessões à mesa em relação a todas essas cinco regiões”, aparentemente referindo-se à Crimeia, às Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, e às regiões de Zaporozhye e Kherson – todos ex-territórios ucranianos que se tornaram parte da Rússia após referendos.

De acordo com o funcionário dos EUA, o Kremlin parece pronto para realizar “trocas de terras” com Kiev, com a atual linha de frente servindo como ponto de partida em pelo menos algumas áreas. Witkoff disse que as demandas de Moscou passaram por uma mudança “significativa” em direção à “moderação”.

No sábado, o New York Times e a Fox News, citando autoridades europeias anônimas, afirmaram que Trump endossou um plano de paz que prevê que a Ucrânia ceda todas as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk à Rússia, com Moscou concordando em cessar as hostilidades ao longo da atual linha de frente nas regiões de Zaporozhye e Kherson.

O Kremlin ainda não comentou sobre tais condições. Oficialmente, Moscou continua a insistir que a Ucrânia reconheça a Crimeia, a RPD e a RPL, bem como as regiões de Zaporozhye e Kherson como território russo em sua totalidade.

Em sua entrevista à CNN, Witkoff elogiou ainda um acordo de “mudança de jogo” da Rússia para “garantias de segurança robustas” semelhantes ao Artigo 5 da OTAN fornecido à Ucrânia pelos EUA e nações europeias não identificadas.

Explicando o endosso de Trump a um acordo de paz abrangente em oposição a um cessar-fogo temporário, Witkoff disse que foi devido ao progresso significativo alcançado durante a cúpula do Alasca. Fonte: Rt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui