Rússia promete resposta dura se Ucrânia atacar usina nuclear de Kursk

45

Qualquer tentativa de Kiev de desencadear um desastre global será recebida com retaliação imediata

Rússia promete resposta dura se Ucrânia atacar usina nuclear de Kursk

Os militares russos desencadearão uma retaliação rápida se a Ucrânia lançar um ataque à usina nuclear de Kursk, alertou o Ministério da Defesa em Moscou. A instalação nuclear está localizada não muito longe da linha de frente após a incursão transfronteiriça de Kiev na Rússia.

Em um comunicado no sábado, o ministério disse que estava levando muito a sério os relatos dos planos de Kiev de atacar a central nuclear de Kursk, localizada a cerca de 90 km da fronteira Ucrânia-Rússia, que se tornou palco de combates ferozes nos últimos dias.

Segundo os militares, o objetivo de tal “provocação” seria acusar a Rússia de atacar a usina.

“Se o regime de Kiev começar a realizar seus planos criminosos destinados a criar um desastre causado pelo homem na parte europeia do continente que inferiria a contaminação radioativa de vastos territórios, duras contramedidas militares e técnico-militares serão tomadas imediatamente”.

Ucrânia prepara ataque 'nuclear sujo' – mídia

Ucrânia prepara ataque ‘nuclear sujo’ – mídia

Embora o ministério não tenha dado detalhes de uma possível retaliação, observou que os preparativos de Kiev para um ataque à usina de Kursk – que Moscou afirma ser apoiada pelo Ocidente – contradizem uma resolução da ONU sobre o combate ao terrorismo nuclear.

A declaração vem depois que o jornalista militar russo Marat Khairullin relatou na sexta-feira, citando fontes, que Kiev estava “preparando uma bandeira falsa nuclear – uma explosão de uma bomba atômica suja” que teria como alvo “os locais de armazenamento de combustível nuclear irradiado de uma usina nuclear”.

De acordo com o repórter, o ataque pode ser lançado na central nuclear russa de Zaporozhye, em Energodar – também não muito longe da linha de frente e a maior instalação desse tipo na Europa – ou na central nuclear de Kursk, em Kurchatov. A Ucrânia negou veementemente as alegações.

De acordo com autoridades russas, a usina de Kursk, que é crucial para o fornecimento de energia de várias regiões vizinhas, continua operando normalmente. Fonte: Rt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui