Rumo a Madrid: Reinier faz 18 anos e aprende espanhol com família

784

O brasiliense venceu Brasileirão e Libertadores no primeiro ano como profissional e está prestes a ir jogar na Espanha

Alexandre Vidal/Flamengo e Arquivo PessoalALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO E ARQUIVO PESSOAL
Em 19 de fevereiro de 2002 nascia, em Brasília, Reinier Jesus Carvalho. O menino cresceu respirando futebol e com uma bola nos pés. Aos 18 anos, completados neste domingo (19/01/2020), ele já realizou o sonho de ser jogador do seu time do coração, venceu Brasileirão, Libertadores e foi reprovado na escola no mesmo ano. Agora, está a caminho do Real Madrid e, inclusive, estuda espanhol.

Integrante da Seleção Olímpica, o brasiliense concilia os treinos para o pré-olímpico – começa neste domingo (19/01/2020) – com as aulas de espanhol. Ele e a família – fora o pai e a irmã Betinna Jesus, que já são fluentes na língua — estão aprendendo a língua para não passar perrengues na Espanha, em caso de acerto com o time espanhol.

“É bonitinho demais ele falando. Algumas coisinhas ele já fala, mas acredito que ele vai pegar a prática quando, se Deus quiser, a gente mudar para lá”, conta Betinna, uma das três irmãs do jovem rubro-negro.

Mauro Jesus, pai de Reinier, foi jogador profissional de futsal e o guiou na direção do esporte. Aos 7 anos, quando a joia do Flamengo ainda era lapidada, o garoto começou a treinar na escolinha do Brasília Futebol Academia, no clube da CAESO (Caesb Esportiva e Social).

Ecio Anttunes foi o treinador dele na ocasião e revelou ter o testado em posição diferente da que ele joga hoje. “Eu o colocava de segundo volante pela qualidade de passe que ele tem. Mas ele sempre queria fazer gols e largava a defesa para atacar”, recorda.

“Chegava fácil no gol adversário. Vinha de traz com muita intensidade e qualidade técnica. Sempre foi acima da média e capitão do time. Sempre achei que fosse chegar longe”, garante Ecio.

Dois anos depois, Reinier começou a jogar no time de futsal do Vasco e toda a família partiu para o Rio de Janeiro com ele. Nas quadras, ele passou pelo cruzmaltino, Botafogo e Fluminense. Só migrou para o gramado quando foi para o Flamengo, time do coração dele e dos familiares.

“Foi um erro de comunicação. Um mal entendido. As faltas, pegar matéria. Foi um ano corrido. Mas ele fez uns trabalhos para compensar. Ele conseguiu a aprovação”, explicou a Betinna.

Namoro Real

Os olhos dos espanhóis se voltaram para Reinier no fim de dezembro de 2019, e na época falava-se em “qualidade, potência e futuro”. Nesta última semana, na quinta-feira (16/01/2020), saiu a notícia com a afirmação de um jornalista: “O menino brasileiro mais impactante que já vi.”

Discípulo de Sávio e Vinicius Junior, que deixaram a Gávea e partiram para o Real Madrid, o brasiliense de 18 anos está muito próximo de acertar sua ida para a capital espanhola. Lá ele irá se juntar ao ex-jogador do Flamengo, Rodrygo, Casemiro, Marcelo e Éder Militão.

Mas antes, ele ajudará o Brasil a conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no pré-olímpico que começa neste domingo, contra o Peru, às 22h30. Amanda Gil / Metropóles