Rui anuncia publicação de licitação do VLT: “vai transformar mobilidade do Subúrbio”

405

“O VLT que vai transformar a mobilidade do Subúrbio de Salvador já deu o primeiro passo para se tornar realidade. O aviso de licitação para implantação e operação do novo sistema está no diário oficial de hoje.”. A frase é do governador Rui Costa, que anunciou a novidade em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (3).

Em seu perfil oficial no Facebook, Rui também publicou um vídeo – disponível neste link https://bit.ly/2qDtLZ4 – que mostra a projeção de como ficará o modal. De acordo com a publicação oficial do Governo do Estado, a implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será por meio de Parceria Público Privada (PPP). A sessão pública de abertura das propostas de empresas interessadas já tem data agendada: 30 de junho de 2017, na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo.

A previsão é de início das obras em até 90 dias após a assinatura do contrato da PPP, enquanto o prazo para conclusão é de 24 meses. Com cerca de 19 quilômetros de extensão e 21 paradas, o VLT vai substituir o Sistema de Trens do Subúrbio, ligando a região do Comércio a Paripe. A expectativa é de beneficiar mais de 1,5 milhão de moradores do Subúrbio Ferroviário.

As intervenções acontecerão em duas fases: a primeira, entre o Comércio e Plataforma, tem 9,4 quilômetros; e a segunda, entre Plataforma e São Luiz, com 9 quilômetros. O modal será formado por 20 composições de tração elétrica, capaz de levar mais de 600 passageiros em cada uma, e terá um pátio de manutenção no bairro da Calçada e outro de apoio de manutenção em Paripe. Todo percurso, de um extremo a outro, será realizado em 40 minutos.