Com o tema “O Mundo do Vinho: Tradição, Tendências e Experiências”, evento acontece nos dias 01 e 02/8
Mais que uma bebida, o vinho é experiência. Em 2025, a Rota do Vinho retorna a Porto Seguro em sua 2ª edição, com o objetivo apresentar as principais marcas do setor, oferecendo experiências, conhecimento e oportunidades de negócios tanto para os visitantes quanto para os expositores. Com realização do Senac Bahia e apoio institucional do Sistema Comércio BA, a Rota do Vinho fortalece Porto Seguro como vitrine da enogastronomia para o mercado nacional. Nesse sentido, esta edição da Rota do Vinho contará ainda com uma Rodada de Negócios oferecida pelo Clube Fecomércio.
A Rota do Vinho de Porto Seguro acontece em parceira com o Sindicato do Comercio Varejista de Porto Seguro (Sindescobrimento), no Centro de Eventos Senac, na Av. Village, 287 – Taperapuan. A programação completa e os ingressos já estão disponíveis no site https://www.ba.senac.br/rotadovinhops.
Ponto de partida do Brasil, Porto reúne um patrimônio turístico-cultural consolidado com um público diversificado, formado por viajantes, empresários e operadores do turismo. Esta edição amplia a presença do evento na Costa do Descobrimento com capacitação e valorização de produtos alinhados ao turismo de experiência. Levando o público a explorar o tema “O Mundo do Vinho: Tradição, Tendências e Experiências”, esta edição valoriza a profissionalização do setor, o fomento ao comércio especializado e o contato com rótulos de excelência.
A diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, reforça a importância da educação profissional em ações como essa. “Nosso objetivo é promover ações educativas que fortaleçam o desenvolvimento econômico, social e turístico da Bahia. Hoje temos produtores fantásticos no nosso estado, reconhecidos até mesmo internacionalmente. Realizar a Rota do Vinho, em cinco cidades, ao lado do Sistema Comércio BA é reafirmar o compromisso de valorização dos empresários locais, criando um ambiente de diálogo, aprendizagem e negócios”, afirma.
A proposta da Rota do Vinho é fortalecer a presença institucional do Senac no cenário estadual e consolidar a Rota do Vinho como um evento imperdível da temporada enológica. Esse ano, além de Porto Seguro, o evento já passou por Vitória da Conquista e ainda irá percorrer Salvador, Porto Seguro, Itaparica e Feira de Santana.
Rodada de Negócios
Um oferecimento do Clube Fecomércio, a Rota do Vinho de Porto Seguro irá receber uma Rodada de Negócios, ação exclusiva voltada para o fortalecimento de relações comerciais entre empresas do setor de vinhos, gastronomia, hospitalidade e serviços. A ação será destinada a encontros entre produtores, distribuidores, representantes comerciais, importadoras e empreendedores baianos interessados em expandir seus negócios e formar novas parcerias estratégicas.
Durante a rodada, os participantes terão a oportunidade de apresentar seus produtos, ampliar sua rede de contatos e identificar oportunidades reais de negócios com foco no mercado local, regional e nacional. Essa atividade é exclusiva para pessoas jurídicas previamente inscritas no evento.
O Clube Fecomércio é uma iniciativa da Fecomércio BA voltada para empresários e empresárias do setor de comércio de bens, serviços e turismo da Bahia. Criado para apoiar a jornada empreendedora, o Clube oferece uma série de vantagens e soluções práticas, pensadas para facilitar o dia a dia de quem movimenta a economia do estado.
Porto Seguro
01 e 02/08
Centro de eventos Senac – Av. Village, 287 – Taperapuan
Itaparica
22 e 23/08
Grande Hotel Sesc Itaparica – Av. Rui Barbosa, s/n – Centro
Feira de Santana
29 e 30/08
Centro Cultural Sesc – Praça Carlos Bahia, SN – Centro
Salvador
12 e 13/09
Espaço Mário Cravo, Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves, 1109
Informações importantes
A Rota do Vinho é um evento exclusivo para maiores de 18 anos. A entrada de crianças, mesmo acompanhadas por adultos, não será permitida. O ingresso dá acesso à feira de vinhos e degustação. As Aulas Show são oferecidas pelo Senac em parceria com os expositores. As vagas são limitadas, com participação por ordem de chegada, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Fonte: Comunic.ativa