Risco de epidemia de dengue tipo 4 na Bahia

357

Um novo tipo de dengue vai circular pela primeira vez na Bahia durante este verão e pode aumentar o risco de uma epidemia no Estado. Trata-se de uma quarta variação do vírus que, apesar de provocar sintomas já conhecidos pela população, preocupa os especialistas e também a deputada estadual Graça Pimenta (PR).

“Volto a me manifestar sobre a necessidade de tomarmos os cuidados necessários para evitar o surgimento de novos casos de dengue no Estado e uma possível epidemia. Casos de dengue tipo 4 já foram registrados, principalmente nos Estados da região Norte do país, como Roraima, Amazonas e Pará. Por isso, precisamos verificar frequentemente calhas, caixas d’água e recolher o lixo para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, alerta a parlamentar.

Outra preocupação que envolve a quarta variação do vírus da dengue é o risco de dengue hemorrágica, pois grande parte da população já teve outros tipos de dengue e adquiriu anticorpos contra os outros sorotipos da doença. Os sintomas da dengue tipo 4 são os mesmos: febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas a partir do terceiro dia. Em caso de surgimento dos primeiros sintomas, a recomendação é ingerir bastante líquido e procurar assistência médica imediatamente. Com informações da deputada Graça Pimenta, preocupada com nova variação do vírus.