Reunião discute melhoria no atendimento de saúde na Aldeia Indígena Renascer de Alcobaça

106

Alcobaça – Para quem não sabia, Alcobaça também tem povos originários em seu território. A Aldeia Indígena Renascer fica localizada na região de Taquari, distrito do município de Alcobaça e lá vivem cerca de 110 pessoas da etnia Pataxó e Pataxó Hahahao.

Os cuidados de saúde à esses moradores alcobacenses estavam em pauta na reunião realizada nesta quinta-feira (27), com presença de representantes DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) do estado da Bahia, órgão responsável por organizar a rede de atenção básica dentro das áreas indígenas, de forma integrada e articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião contou com a participação de Alexandre Talher (Secretário Municipal de Saúde), José Euclides (SESAI – Secretaria de Saúde Indígena), Maria D’Ajuda (Conselho Municipal de Saúde), Kleiber Oliveira (Regulação Municipal de Saúde), Morgana Lemos (Coordenadora da Atenção Básica de saúde) e Euriciane Rocha (apoio na Atenção Básica), dentre outros nomes.

Segundo Alexandre Talher, Secretário Municipal de Saúde, “a reunião foi muito positiva porque definiu as necessidades dos povos indígenas, dentro da logística do sistema público de saúde com acesso à média e alta complexidade, reorganização do fluxo de atendimento, promoção, proteção da saúde indígena”, destacou. Fonte: Ascom da Prefeitura de Alcobaça