Resistência às vacinas e falta de resposta coletiva à pandemia mostram que o liberalismo está “dando tudo errado” – Slavoj Zizek para RT

177
Resistência às vacinas e falta de resposta coletiva à pandemia mostram que o liberalismo está "dando tudo errado" - Slavoj Zizek para RT
A crescente incapacidade de tomar ações coletivas em questões urgentes como a mudança climática e a pandemia Covid-19 é um sinal de que a ideologia do liberalismo deu “totalmente errado”, disse o filósofo cultural Slavoj Zizek à RT.

“Simplesmente não podemos – especialmente no chamado Ocidente desenvolvido – nos unir até mesmo em valores básicos que permitiriam o funcionamento adequado da própria democracia”, disse Zizek a Afshin Rattansi da RT em seu programa Going Underground.

Veja os Estados Unidos hoje, que está praticamente em situação de guerra civil ideológica. Isso também explica a resistência à vacinação. Isso é o liberalismo ideológico dando tudo errado.

“Sim – debate! Mas quando uma sociedade chega a uma conclusão, temos que estar juntos e fazer isso. É cada vez mais impossível fazer isso hoje, ” disse Zizek.

O filósofo argumentou que o mundo está passando por mais desintegração e caminhando em direção a uma maior “falta de preparação para a ação coletiva”, que é extremamente necessária para lidar com questões importantes como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.

Nossas sociedades estão se dividindo em dois extremos. Por um lado, [temos] teorias da conspiração. Algumas pessoas chamam isso de lógica ou universo pós-verdade. Por outro lado, temos especialistas que pretendem agir de forma neutra, apenas nos contando a verdade. Mas eles não são, é claro, especialistas de verdade – eles sempre já são parciais.

Veja a entrevista inteira aqui: https://youtu.be/r1286yMzbzE