Teixeira de Freitas – Vinda de São Paulo, a Scopel – Desenvolvimento Urbano lançará, em breve, na cidade de Teixeira de Freitas, o Reserva Imperial, loteamento fechado que pretende trazer um novo conceito em moradia para a região. Há 45 anos no mercado, a Scopel atua em 17 estados brasileiros e já entregou 240 mil m² em construção civil, o que equivale ao tamanho da Inglaterra.

Com cerca de 420 lotes e terreno médio de 360m², o Reserva Imperial é um empreendimento fechado, feito por uma empresa conceituada, de aporte financeiro a nível estrangeiro, e com grande “know how” no que tange a loteamentos, o que consolida a Scopel como uma das maiores empresas de mercado em lote no Brasil.
Ao contrário dos muitos loteamentos que costumam ser divulgados, o Reserva Imperial possui localização estratégica, em uma das áreas mais valorizadas da cidade – especificamente entre a av. São Paulo e BR-101 –, e possuirá toda a infraestrutura básica, além de ser cercado e asfaltado, como expôs Rodrigo Maia, coordenador de marketing: “Na verdade, a gente não constrói casas, o negócio da Scopel é entregar toda a infraestrutura: saneamento, iluminação pública, fechamento, guia, sarjeta, portaria e itens de lazer; a gente faz a parte de infraestrutura do loteamento e a entrega para o cliente escolher o terreno que ele quer, e através disso ele vai tomar a decisão do que ele vai construir”.
Investimento estimado em R$ 13 milhões
De acordo com Rodrigo, Teixeira de Freitas foi contemplada para o investimento, estimado em R$ 13 milhões, após pesquisas e estudos feitos pela Scopel em todo o Brasil, que constaram um déficit habitacional em cidades consideradas médias, de 100 a 250 mil habitantes – um mercado que aos poucos começa a ser explorado por grandes empresas. “Cidades como aqui não têm muito a cultura do vertical, construção de prédios, de colocar uma escada dentro de um apartamento, o loteamento é um produto que vai muito bem, tem uma liquidez muito boa, e as pessoas gostam de morar em casas, gostam de construir sua própria casa, então isso faz parte do negócio da Scopel, que está sempre procurando cidades que tenham esse perfil de consumo”, comentou.
Salão de festas, salão com forno de pizza e churrasqueira, piscina infantil e adulto, pista de cooper, parque infantil, quadra de tênis e quadra poliesportiva, são alguns dos itens da “infraestrutura de lazer”, dentro do loteamento fechado com guarita 24 horas. Isto, com prazo de entrega em até 24 meses, podendo se antecipar ou estender em seis meses.

Embora o período de vendas não tenha ainda se iniciado, Marco Túlio Soares, gerente comercial da Cia Lançamentos Imobiliários, explicou que esta empresa será a responsável pela organização das vendas. “A Cia é uma extensão da Scopel, nós entramos no negócio com o intuito de dar uma velocidade e uma organização melhor para esse processo de venda”, disse.
Para tanto, Marco convidou os corretores da cidade para credenciar-se e atuarem junto à Cia na venda dos lotes. “Nós [a Cia] não vendemos, nós só damos esse suporte para os corretores. Abraçamos as imobiliárias, dando todo o acesso ao material que eles precisam. Somos, na verdade, um interlocutor deles com a Scopel, que é cliente nossa. Então, assim, o que eles precisam e que a gente entende que venha a ser positivo, vai ser bem utilizado e vai surtir um efeito, a gente faz o trabalho em paralelo com a Scopel”, afirmou, ressaltando: “Todos os corretores e todas as imobiliárias estão convidados para vir aqui, nós já temos algumas imobiliárias que estão cadastradas – porque aqui a gente trabalha numa linha de regularidade, a empresa tem que estar regular, o corretor tem que estar regular – e a intenção da Cia e o trabalho da gente é exatamente esse, gerenciar e coordenar essa parte de vendas”.
Na atual fase do empreendimento, embora os interessados não possam ainda adquirir os lotes, estes devem comparecer ao estande – localizado no fundo da Polícia Rodoviária Federal – para se cadastrarem. O cadastro, embora não traga nenhum tipo de obrigação para o cliente, é nada menos do que uma forma encontrada para que, no dia do lançamento do Reserva Imperial, o acesso ao mesmo se dê de forma mais rápida, haja vista que, para adentrar, deverá se fazer o cadastro na hora, aqueles que não o tiverem feito previamente. “Esse trabalho de cadastro é para facilitar que a pessoa, no dia, esteja mais confortável para ela estar vindo conhecer, ter acesso e poder comprar. A obrigação que o cadastro gera é com a gente. A gente que tem a obrigação para com o cliente que fez o cadastro de dar uma prioridade de atendimento a ele, porque ele teve uma atenção, ele se interessou em conhecer o empreendimento, se interessou em conhecer todo o material e documentação anteriormente”, ratificou Marco.
Além dos benefícios já citados, o grande diferencial do Reserva Imperial, advindo do conceito da Scopel, é o selo de assinatura Green Building Council (GBC) – um referencial em construção civil sustentável. “No Brasil são pouquíssimas empresas que conseguiram ter esse selo, e a Scopel é uma delas. Suas obras obedecem a um padrão de sustentabilidade, o que é uma coisa muito importante de se destacar. Nós temos todas as certificações que garantem que a obra é feita de uma forma sustentável, inclusive se tiver necessidade de remoção de árvores, haverá plantio e as árvores certas que podem ou não retirar da obra. Então, a Scopel tem essa preocupação sim, e é algo que pra gente é muito importante destacar, é um diferencial da empresa”, pontuou Rodrigo.
Todos os interessados podem comparecer ao estande do Reserva Imperial – aberto de segunda a segunda, das 9 às 18 horas – onde visualizarão uma maquete do loteamento e terão acesso ao projeto e a todas as informações técnicas; o telefone para contato é 3292-9620 ou 3292-9329. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.