Regulação na Bahia: 71% dos pacientes foram atendidos em até 24 horas em 2025

6
A regulação da saúde na Bahia fechou 2025 com um indicador que sintetiza a melhora no ritmo da assistência:71% dos pacientes regulados foram atendidos em até 24 horas. Em 2022, esse percentual era de 49%. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (4), durante reunião da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, com gestores de hospitais estaduais, quando foram definidas novas estratégias para tornar o fluxo ainda mais ágil e previsível diante do crescimento da demanda.
O desempenho também evoluiu nas demais faixas de tempo. Em 2022, 72% dos pacientes eram atendidos em até 48 horas e 81% em até 72 horas. Em 2025, os percentuais chegaram a 81% em até 48 horas e 86% em até 72 horas, consolidando o avanço do sistema.
“Isso demonstra o trabalho coordenado para atender cada vez mais, em menos tempo, os pacientes de todo o estado. Nos três primeiros anos do governo Jerônimo Rodrigues, abrimos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratamos 3.706 leitos na rede privada, filantrópica e municipal, superando 5.500 leitos no total. Além disso, realizamos, só em 2025, nove mutirões para acelerar demandas de urgência e emergência”, afirmou Roberta Santana, ao apontar que no último ano, foram mais de 320 mil regulações resolvidas.
No âmbito da atenção primária, o Estado segue com investimentos em obras, custeio e programas voltados à prevenção e ao controle de doenças crônicas, com volume superior a R$ 2,2 bilhões destinados a novas unidades, fortalecimento da atenção básica e suporte a hospitais municipais em toda a Bahia. Além disso, há novas obras em andamento em diferentes regiões, incluindo unidades em Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha.
Para a diretora da Central Estadual de Regulação, Rita Santos, o alinhamento com as unidades fortalece o processo e contribui para reduzir o tempo de espera. “Considerando que a maior parte das regulações ainda é absorvida pela rede própria do estado, fizemos essa reunião com os diretores para intensificar estratégias, reduzir o tempo de espera do paciente e melhorar a resposta do atendimento”, disse.
 “Este é um momento importante, em que temos clareza dos avanços na saúde pública da Bahia, principalmente no que se refere à regulação. É mais um ajuste de rota para que a gente possa atender muito mais baianos, com método e colaboração entre as unidades”, afirmou o diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, Roger Monteiro.

Regulação em 2025

A regulação de pacientes é um instrumento de organização do acesso no Sistema Único de Saúde (SUS), voltado à gestão de vagas hospitalares e de outras necessidades assistenciais, com base em critérios clínicos. Na Bahia, a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado atua com apoio de tecnologia para agilizar a regulação de leitos e procedimentos. A Central conta com 524 profissionais, sendo 213 médicos.
Entre as demandas do sistema, a remoção de pacientes é um dos destaques. Em 2025, foram registradas 925 remoções por UTI aérea, com média de três por dia. O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) se destacou pelo volume assistencial. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o final de janeiro de 2026, a unidade contabilizou 20 mil cirurgias, com redução de até 85% no tempo de espera por procedimentos, com ênfase em fraturas de fêmur e quadril em idosos. O hospital também ampliou a oferta de vagas para a Central Estadual de Regulação.
O Hospital 2 de Julho foi a unidade que mais recebeu pacientes via regulação em 2025, totalizando 10.104 encaminhamentos. A unidade possui 89 leitos de UTI, sendo 60 destinados a adultos e 29 a pediátricos. Fonte: Ascom/Sesab. Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia. Foto Divulgação Prefeitura de Mucuri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.