Recém-nascido é transferido de Mucuri por UTI aérea para Hospital Neonatal especializado

5

Mucuri – A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri com apoio da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, realizou a transferência aérea de um recém-nascido prematuro que deu entrada na maternidade do Hospital São José, no distrito de Itabatã, na madrugada desta segunda-feira (14), necessitando de cuidados intensivos imediatos.

O Desafio Respiratório

O bebê, do sexo masculino, nasceu prematuro, com 32 semanas de gestação e pesando 1,810kg. Os primeiros sinais foram dentro do normal para a idade gestacional e peso, no entanto, ainda nas primeiras horas de vida evoluiu rapidamente com um quadro de desconforto respiratório. Diante dessa situação crítica, a transferência para uma UTI Neonatal especializada tornou-se indispensável.

A Jornada Aérea

Como este é um serviço de alta complexidade e está indisponível no município, levando em consideração a urgência do caso e a longa distância até a cidade de Ilhéus, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou esforços junto ao Governo da Bahia, pois o objetivo foi garantir uma vaga em uma unidade hospitalar materno-infantil no Estado.

A SESAB – Secretaria Estadual de Saúde da Bahia respondeu positivamente mais uma vez, liberando uma aeronave equipada com UTI. Assim, o recém-nascido foi acompanhado pela mãe e pela equipe de remoção até o aeródromo de Mucuri, em seguida o voo levou o paciente e sua mãe de UTI aérea para Ilhéus, com destino ao Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio. Esta unidade é referência em cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças, entre outras especialidades.

A Recepção na Nova Unidade

Conforme o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a transferência foi realizada com sucesso, e o bebê foi recepcionado com todos os cuidados necessários na UTI Neonatal. A equipe médica está monitorando de perto sua respiração, fornecendo oxigênio e hidratação adequados. A esperança é que, com o tratamento especializado, o pequeno lutador supere essa fase desafiadora e prospere.

A Prefeitura de Mucuri reforça seu compromisso com a saúde da população e destaca a importância do trabalho integrado entre as equipes locais e a Central Estadual de Regulação para garantir o acesso rápido, eficaz e oportuno aos serviços de maior complexidade sempre que necessário. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.

Tocador de vídeo
https://mucuri.ba.gov.br/recem-nascido-e-transferido-de-mucuri-por-uti-aerea-para-hospital-neonatal-especializado/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui